terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ALE volta do recesso com mensagem do governador e sem grandes propostas

Omar Aziz fará a leitura da mensagem governamental, com o balanço das ações de todos os órgãos do governo em 2011 e as metas de sua gestão para 2012.

Omar Aziz vai fazer um pronunciamento em sessão presidida por Ricardo Nicolau. Foto: Danilo Mello/ 
Acervo-DA Omar Aziz vai fazer um pronunciamento em sessão presidida por Ricardo Nicolau.

Manaus - Após o recesso de 45 dias, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) retoma suas atividades parlamentares, nesta quarta-feira (1º), em uma sessão especial com a presença do governador Omar Aziz (PSD). Ele fará a leitura da mensagem governamental, com o balanço das ações de todos os órgãos do governo em 2011 e as metas de sua gestão para 2012. A sessão será presidida pelo presidente da Casa, Ricardo Nicolau (PSD).
Omar Aziz vai destacar em sua mensagem, segundo a Agência de Comunicação do Governo (Agecom), a implantação do projeto de segurança pública ‘Ronda nos Bairros’; inauguração de novas Unidades Básicas de Sáude (UBSs), como o Hospital da Zona Norte; obras de uma nova etapa do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim); criação de dez núcleos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no interior; oferta de 30 mil vagas no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e as obras da Copa do Mundo de 2014. 
O parlamento, em contrapartida, não deve trazer novidades ou surpresas neste início de recesso. Segundo o presidente da ALE, Ricardo Nicolau (PSD), não existe nenhum item principal de prioridades e a Casa vai dar continuidade à discussão de projetos apresentados ainda ano passado, como o fim do auxílio paletó, de autoria de José Ricardo (PT), e o fim do recesso do meio do ano do deputado governista Belarmino Lins (PMDB).
Ricardo Nicolau disse que o objetivo da Assembleia será apreciar o maior número possível de projetos. “Não temos uma prioridade específica. Vamos continuar com o mesmoritmo de análise e aprovação dos projetos. Hoje só temos projetos do Ministério Público. O Tribunal de Contas do Estado deve mandar outros”, disse.
O início e a conclusão de obras também estão previstos para 2012, como a ampliação do prédio da ALE e a contrução de uma passarela, edifício-garagem, centro de saúde e de uma creche.
O vice-presidente da Assembleia, Marcos Rotta (PMDB), destacou que o parlamento deve debater a questão dos haitianos, energia elétrica, segurança pública e questões ligadas à defesa do consumidor. “Vamos nos aprofundar nessa questão (imigrantes haitianos). Vamos também verifica como está a situação dos Procons e ver como as Câmaras Municipais poderão ajudar na implementação no interior”.
O clima na bancada de oposição também é de continuar a atuação do ano passado. José Ricardo (PT) afirmou que irá colocar na pauta a discussão do orçamento do Estado. “O orçamento precisa ser discutido em cada município. É uma forma de democratizar o orçamento público”, avalia.

MANIFESTAÇÃO NA REDE SOCIAL DA RESULTADOS

Parabéns ao Grupo Prol Praça do Relógio

por Frank Chaves, terça, 31 de Janeiro de 2012 às 16:40
Vista frontal da Praça do Relógio - Rua Quintino Bocaiúva


Hoje pela manhã passei na frente da Praça do Relógio e notei algo diferente, resolvi voltar e averiguar de perto. Gente, não é que a Prefeitura resolveu se mexer, e mandou passar a roçadeira na grama da praça abandonada. Ainda tece gente disse que o nosso movimento ia dar em nada. Isto é uma prova que se toda moçada itacoatiarense que está ligada no face, nós pudemos fazer a diferença, e se nós conseguimos chamar atenção para que a Prefeitura mandasse limpar a praça, nós pudemos fazer muito mais. Sabem porque! Porque se estivermos “JUNTOS, SOMOS MAIS FORTES”. Agora um pequeno detalhe, passei lá era por volta das 12:00h deste dia 31/01/2012. Só tinham passado a roçadeira e o resto de grama ainda se encontravam no lugar amontoada, faltou passar pelo menos uma vassoura, para completar o serviço, pois fica aquela sensação de serviço mal feito e mal acabado. Pois o ideal seria roçar e recolher todo o rejeito da roçagem, assim como, depois arrumar os bancos quebrados, emendar as correntes laterais da torre do relógio, podar as arvores, consertar as grades de proteção e aplicar uma pintura geral. Além de recuperar toda a sua estrutura física do logradouro, no final de tudo colocar o relógio no lugar para demonstrar que esta administração de fato esta a frente do seu tempo, e não perdida no tempo e no espaço.

Banco quebrado, sem assento.

Restos de grama, deixadas no meio da passarela da Praça do Relógio

Vista frontal da praça. Visão da margem do Rio Amazonas
Ligação clandestina de luz elétrica e construção de escada de madeira, deformando a arquitetura frontal da praça!



































Grades de proteção lateral quebradas

Bancos sem assento

Patrimônio histórico de Itacoatiara abandonado


Fotografia 29/01/2012 - Em frente da antiga Casa Mamed, hoje abandonada em estado de ruinas por conta do descaso de seus proprietários e do Poder Público, que inclusive é locatário dos dois prédios anexos, o do lado esquerdo que é a sede da SEMAD e do lado direito que era o antigo PAC.
Praça Luiza Valério, conhecida como Praça do Relógio, deveria ser o cartão postal de Itacoatiara, está totalmente largada, abandonada e esquecida pela administração pública - foto Frank Chaves 29/01/2012.

Patrimônio histórico localizado ao lado da Secretaria Municipal de Administração, está em estado de degradação, desmoronando e ninguém faz nada! Eu o Caxuxa e o Marcondes fomos lá conferir o estado de abandono daquela importante edificação histórica de nossa cidade, que fica situada na rua Quintino Bocaiúva, bem em frente a Pracinha do Relógio, que também esta abandonada.  

PEIXOTO CORRE ATRÁS DO PREJUÍZO PARTE-2.

Foto Frank Chaves -28/01/2012 - Serviço de tapa buraco com barro da Rua Borba




Algumas ruas da cidade estão sofrendo intervenção da Prefeitura, na questão das imensas crateras que tomam conta das ruas de nossa cidade. Pena que o serviço esta sendo feito com aplicação somente de piçarra, uma solução paliativa, pois deve se aplicar asfalto quente, para realmente solucionar o problema a longo prazo. Pois tiveram 3 anos para fazer isso, e só vem fazer agora perto das eleições e o pior, no inverno. Pois, por muitas vezes, os locais onde estão sendo aplicado barro no buraco, com as constantes chuvas deste período, se transformam em um lamaçal, que derruba ciclistas, motociclistas e atola automóveis.
Enquanto isso, e placas enormes em todos os bairros da cidade, mostrando fotografias de abacaxi e obras do governo do Estado e do Governo Federal como se fossem iniciativa da Prefeitura de Itacoatiara. Que quer defender que defenda, mais isso é um absurdo!

Governador Omar Aziz anuncia ampliação do Bumbódromo de Parintins

Atualmente, a capacidade de público do Bumbódromo é de 12,2 mil. Depois da ampliação a capacidade saltará para 17,4 mil pessoas.
Portal Amazônia, com informações da Agecom
Bumbódromo de Parintins. Foto: Diego Oliveira - Portal Amazônia
Bumbódromo de Parintins. Foto: Diego Oliveira - Portal Amazônia

MANAUS – Palco do Festival Folclórico de Parintins, o Bumbódromo, será ampliado e modernizado pelo Governo do Amazonas, com investimento de R$ 20 milhões, a partir de julho de 2012. O projeto foi apresentado pelo governador Omar Aziz durante viagem ao município (a 369 quilômetros de Manaus), no último sábado (28). A previsão é que as obras sejam inauguradas no dia 27 de junho de 2013.
O Bumbódromo, que abriga tradicional disputa dos bumbás Garantido e Caprichoso, será ampliado de 15 mil metros quadrados para 24.523,06 metros quadrados, adequando-se à nova realidade do Festival Folclórico de Parintins.  A construção é um compromisso assumido pelo governador durante o Festival Folclórico de Parintins do ano passado. “A decisão política do projeto foi tomada por mim, mas foi desenvolvido em parceria com a direção dos Bumbás e diretores de artes para que a gente pudesse fazer um trabalho de comum acordo”, enfatizou Omar Aziz.

Modificações no Bumbódromo
O projeto do novo Bumbódromo foi elaborado pelas Secretarias de Estado de Cultura (SEC) e de Infraestrutura (Seinfra) com participação da direção e da comissão de arte dos dois bois ao longo de 2011. A nova arena terá uma estrutura de concreto e perfis de aço, com ampliação de arquibancadas, número de camarotes, camarins e demais instalações. A rampa externa e o acesso às arquibancadas também serão redimensionados e toda a arena será dotada de condições de acessibilidade.
Projeto do Novo Bumbódromo. Vista da Avenida Nações Unidas em Parintins. Foto: Agecom
Projeto do Novo Bumbódromo. Vista da Avenida Nações Unidas em Parintins. Foto: Agecom
Atualmente, a capacidade de público do Bumbódromo é de 12,2 mil. Depois da ampliação a capacidade saltará para 17,4 mil pessoas. A arquibancada da galera, que atualmente suporta 7,5 mil lugares, ganhará outros 2,5 mil lugares. A área também terá banheiros reformados, além disso, um bar será construído em meio às torcidas. Para abertura da nova área, as frisas laterais serão retiradas. O Bumbódromo também ganhará mais 60 camarotes e 1.434 novos assentos na arquibancada especial. A área de camarote Vip atual possui 12 cabines. Com a reforma, serão construídas outras 26 unidades, bem como, abertura de novo camarote Vip, com outras 34 unidades.

Acessibilidade
O projeto de reforma e ampliação do palco da maior manifestação folclórica do Amazonas, também dará atenção à pessoa com deficiência. A nova arena ganhará elevadores, rampas, banheiros especiais e camarotes exclusivos para deficientes físicos. Também será implantado um piso próprio para deficientes visuais, semelhantes aos existentes no Teatro Amazonas. O Bumbódromo será totalmente sinalizado em braille, e ainda contará com cabines de descrição em libras e audiodescrição com capacidade para 100 deficientes. Segundo assessoria do governo, esse tipo de cabine é encontrado somente no Teatro Amazonas e no Teatro Municipal de São Paulo.

Novos sistemas
O novo Bumbódromo também vai contar com novas subestações, instalações elétricas modernas e subterrâneas. O sistema de iluminação também será renovado, bem como, o piso que será regularizado para suportar as alegorias. A arena será rebaixada para nivelamento do piso e será instalada rede fixa para leitura lógica das catracas, em substituição as catracas mecânicas. O sistema de sonorização, atualmente alugado, será comprado para uso permanente. Na área externa, as esculturas serão renovadas por artistas parintinenses.
Para maior segurança no Bumbódromo, será instalado novo sistema de prevenção contra incêndio, com novos extintores e mangueiras.

Reparos em 2012
Este ano, o Bumbódromo ainda terá pequenos reparos realizados anualmente, antes da realização do Festival. O investimento na restauração anual é da ordem de R$ 1,2 milhão e engloba reforma de arquibancadas, recuperação de pisos, rampas, troca e limpeza de forro, revisão das instalações elétricas e pintura completa.
“Parintins abre um conjunto de ações que este governo levará ao interior”, destacou primeira-dama Nejmi Aziz.

Extração de Potássio no AM vai demorar

Projeto é explicado em uma audiência pública

As reservas de potássio se concentram em grande parte na região do município de Autazes no AM
As reservas de potássio se concentram em grande parte na região do município de Autazes no AM (Divulgação ) 

A extração de potássio em Autazes está prevista para daqui a seis ou sete anos, mas ainda não se sabe que empresa beneficiara a matéria-prima em fertilizante.
Entretanto, o trabalho de exploração na área acontece desde 2008 e no último final de semana os autazienses conheceram mais detalhes do projeto em uma audiência pública, realizada na quadra de esportes central do município, a 161 quilômetros de Manaus.
A reunião durou cerca de duas horas e teve a participação de prefeitos da região, do deputado Estadual Sinésio Campos (PT) e na plateia dezenas de funcionários públicos e moradores de Autazes, curiosos em entender o que é potássio e como poderão ser beneficiados. Mas entre vozes de autoridades e contrariando o significado de audiência pública a população não teve voz para questionar.
Para A CRÍTICA o aposentado José Alairdes da Silva disse acreditar que a exploração de potássio deve trazer melhorias para os autazienses e para a cidade, isso se houver interesse municipal. “Fala-se em potássio em Autazes há muitos anos, mas nenhum político trabalhou nesta causa. O atual prefeito não é muito aceito pela população, mas se conseguir concretizar esse projeto mudaremos nossa opinião sobre ele”.
Para o desempregado Berg dos Santos o assunto ainda é uma incógnita, mas Autazes precisa de uma economia sustentável, pois, segundo ele, há dezenas de desempregados que não tem onde ser empregados.
O carpinteiro Manoel Vasconcelos afirma que se o prefeito não for corrupto pode ser que com a exploração do mineral beneficie a população e traga novas oportunidades. O estudante Renato Gamboa é um dos autazienses já beneficiados com o início da exploração do minério no município.
Há um ano trabalha como serviços gerais na empresa Potássio Brasil - que tem perfurado pontos do município para localizar o mineral. “Faço curso técnico em negócios, mas já estou interessado em fazer algo na área de geologia ou algo mais próximo da mineração”.
De acordo com a Prefeitura de Autazes, a população terá acesso a cursos profissionalizantes para atuar no segmento. O prefeito do município, Wanderlan Sampaio, disse que atualmente 30% dos funcionários da Potássio do Brasil são autazienses e isso deve aumentar nos próximos anos.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Penarol de Itacoatiara vence o Holanda da capital

Penarol vence Holanda e Tufão quase se complica

Concluida a primeira rodada do campeonato amazonense, Taça Amazonas. Em jogos que terminaram, há pouco, o Penarol derrotou o Holanda, no estádio Floro Mendonça, por 2 a 0, com gols de Igor cearense e Marinelson, ambos no primeiro tempo. Muitos torcedores ficaram fora do estádio, ouvindo a transmissão das emissoras de rádio local. No estádio Ismael Benigno, a Colina, o São Raimundo. depois de estar vencendo por 3 a 0, quase se complica, deixando o Princesa do Solimões, próximo do placar - 3 a 2.  Marcaram Luiz Carlos, Mauricélio e Washington, para o Tufão e Cauê e Renato para o Princesa. No rio, o Botafogo empatou em  0 a 0 com o Nova Iguaçu e o Vasco venceu o Caxias por 3 a 1. Em São Paulo, o Palmeiras empatou com o Catanduvense, em 1 a 1 e o Corinthians passou, apertado, pelo Linense - 1 a 0. 

domingo, 29 de janeiro de 2012

NOTA DE FALECIMENTO (Ex-vereador Jurandir Pinheiro das Chagas)

Foto do ex-vereador Jurandir Pinheiro. fotografia tirada na época que era Venerável da Loja Maçõnica Glória do Hiram


 




Noticiamos com pesar o falecimento de Jurandir Pinheiro das Chagas, nascido na cidade de Tefé, casado com a itacoatiarense Georgete Nascimento das Chagas, foi funcionário da antiga Fundação SESP, respeitado professor de Matemática da Rede Estadual de ensino, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara e Venerável da Loja Maçônica Glória do Hiram desta cidade. Além de ter atuado como rábula, na defesa dos direitos dos cidadãos itacoatiarenses por muitos anos.
O falecimento se deu ontem na cidade de Manaus, seu corpo está sendo velado na Marçonaria de Itacoatiara – Gloria do Hiram, até as 17:00h. momento em que seu corpo será transladado para o salão nobre da Câmara Municipal de Itacoatiara até o dia 30/01/2012. As 09:00h da manhã deste dia, seu corpo será conduzido para o cemitério Divino Espírito Santo.
 
Informação de utilidade pública e cultural (o que é Rábula)

Rábula ou provisionado, no Brasil, era o advogado que, não possuindo formação acadêmica em Direito (bacharelado), obtinha a autorização do órgão competente do Poder Judiciário (no período imperial), ou da entidade de classe (primeiro do Instituto dos Advogados; a partir da década de 1930 da OAB), para exercer, em primeira instância, a postulação em juízo.
Hoje em dia, é interpretada de forma pejorativa quando utilizada para conceituar ou qualificar determinado profissional que exerce a advocacia ou os encargos a ela referentes.
Esta situação de formação "prática" não ocorria apenas com a advocacia: dentistas práticos, como Tiradentes, médicos e curandeiros, engenheiros e toda sorte de profissionais tinham sua cota de praticantes, uns até mesmo incentivados e tolerados, face a quase absoluta falta de profissionais formados nas diversas funções.
Com o início da regulamentação profissional, após a Independência, com a fundação do Instituto dos Advogados - IAB - foi iniciada uma luta pela regulamentação profissional do Advogado, tendo como principal nome Francisco Gê Acaiaba de Montezuma.
Era, então, expedida, a pedido do pretendente, uma Provisão, que tornava habilitado o rábula a pleitear em juízo. O sistema foi recepcionado pela OAB, quando de sua criação, no ano de 1930, vigendo até a extinção do sistema, nas décadas de 60-70, quando a advocacia passou a ser prerrogativa exclusiva dos bacharéis em Direito.
Portanto, muitos auto-didatas, tanto nas capitais, como nas distantes comarcas do interior, tornavam-se habilitados para a postulação de Rábula.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Universitário itacoatiarense aprovado no Mestrado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)


27/01/2012 10:13 EDUCAÇÃO - UEA

Turma de Mecatrônica da UEA é aprovada nos principais mestrados do país Nem bem se formaram, 11 dos 20 ex-estudantes do curso de Engenharia Mecatrônica da Escola Superior de Tecnologia da UEA se preparam para embarcar numa nova etapa acadêmica com a aprovação nos mais concorridos mestrados.

Os novos engenheiros seguem na próxima semana para as universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) detentoras do conceito 7.0, o máximo concedido pela Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Mec) entre as instituições de ensino superior, e para a Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) considerado a Harvard brasileira.

“Somente no ITA, serão sete ex-alunos da UEA, uma marca invejável para qualquer universidade. Isso mostra a importância do projeto adotado pelo governo do Estado que prioriza a criação de oportunidades para os jovens amazonenses”, analisa o reitor da universidade, professor José Aldemir de Oliveira.

A colação de grau em caráter especial de sete dos 11 futuros mestrandos reuniu, nesta quinta-feira (26), no salão do Conselho Universitário da UEA, cerca de 40 convidados entre familiares e colegas de turma que aplaudiram os recém-formados numa cerimônia autorizada pelo reitor da instituição para que os prazos de apresentação dos documentos exigidos pelas universidades sejam cumpridos.

O curso de mestrado tem a duração de dois anos.

Omar Aziz lança programa ‘Viver Melhor’ em Parintins

omatparis1
omarparis2
O governador Omar Aziz viaja ao município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para lançar, neste sábado (26), o Programa Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência ‘Viver Melhor’ e anunciar um pacote de investimentos com obras de urbanização e contenção em dois bairros na orla da cidade e de recuperação do sistema viário do bairro Djard Vieira. Na ocasião, o governador, que visita o município acompanhado da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Jomaa Aziz, também lança o projeto de reforma e ampliação geral do Bumbódromo de Parintins e entrega quatro novas viaturas e equipamentos para as polícias Civil e Militar, reforçando as ações de segurança pública do município.

Um dos programas prioritários para o governador Omar Aziz, o ‘Viver Melhor’ começa a ser levado ao interior do Estado com o lançamento em Parintins. O programa está incluído no Amazonas Social e beneficia portadores de necessidades especiais reformando residências e dotando-as de condições de acessibilidade, além de distribuir materiais e equipamentos e oferecer atividades motoras e de reabilitação para as pessoas com deficiência. A meta inicial é reformar pelo programa 400 residências no município, somente neste ano.

Segundo o governador, o ‘Viver Melhor’ será implantado em todos os municípios do interior. Nos próximos dois anos, serão investidos R$ 250 milhões com a estimativa de reforma de 20 mil casas e instalação de equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Em Manaus, onde o programa foi lançado em dezembro do ano passado, 150 residências estão em fase final de reforma e outras 350 já foram incluídas no cronograma de obras.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Indícios de superfaturamentos em portos do AM

A Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Amazonas (Secex-AM) aponta 10 portos com suspeita de preços superfaturados, mas ressalta que esse não é posicionamento final


A Agecom informou nessa quinta-feira (26), que os oito terminais hidroviários investigados pelo TCU ainda não foram concluídos
A Agecom informou nessa quinta-feira (26), que os oito terminais hidroviários investigados pelo TCU ainda não foram concluídos (Divulgação)
 
A Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Amazonas (Secex/AM-TCU) detectou indícios de superfaturamento ao investigar a aplicação de recursos federais em obras de 10 terminais hidroviários no interior do Estado.
A informação é da secretária de Controle Externo do TCU no Estado do Amazonas, Zenaide Fernandes da Silva. O Governo do Amazonas é responsável pela construção de oito dos 10 portos investigados pela Secex/AM - TCU.
As obras estão orçadas em R$ 103,7 milhões. Os outros dois terminais - no valor de R$ 22,5 milhões - são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Amazonas (Dnit-AM) e da Prefeitura de Maués.
Nessa quinta-feira (26), Zenaide disse que não poderia informar em quais dos 10 portos foram identificados os indícios de superfaturamento. Ela afirmou que, no decorrer das investigações, a Secex/AM-TCU detectou dados que apontam para esse tipo de ilegalidade.
“Mas é importante ressaltar que esse não é um posicionamento final. Tudo ainda vai ser avaliado pelos ministros do TCU”, declarou a titular da Secex/AM-TCU.
De acordo com Zenaide, desde 2008, a Secex/AM-TCU, em parceria com a Secretaria de Obras 4 do TCU, em Brasília, apura a aplicação de recursos federais nos terminais hidroviários de Itacoatiara, Maués, Careiro da Várzea, Manacapuru, Borba, Autazes, Boca do Acre, Lábrea, Novo Airão e Eirunepé.
Segundo a titular da Secex/AM-TCU, alguns processos investigatórios foram concluídos e já foram enviados a Brasília para apreciação dos ministros do TCU.
“Outros ainda estão tramitando aqui na Secex/AM-TCU, e outros na Secretária de Obras 4, em Brasília”, explicou Zenaide.
Na última quarta-feira, o governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), foi a público negar que o Governo dele tenha realizado obras fantasmas nos terminais hidroviários em construção no interior do Estado.
A acusação foi feita na terça-feira (24) pelo superintendente do Dnit-AM, Afonso Lins Jr, e publicada em A CRÍTICA na edição de quarta-feira. Entre 2005 e 2008, o Governo do Amazonas firmou convênios com o Governo Federal, via Ministério dos Transportes/Dnit, para a construção de 26 portos no interior do Estado. Mais de 90% das verbas são dos cofres federais.
Ao Estado, cabe executar as obras. Os oito terminais investigados pela Secex/AM-TCU, cujo Governo do Estado é responsável pela execução das obras, ainda não foram inaugurados. São eles: Itacoatiara, Careiro da Várzea, Manacapuru, Borba, Autazes, Boca do Acre, Lábrea e Eirunepé.

Governo aguarda conclusão
A Agência de Comunicação do Governo do Amazonas (Agecom) informou que o Governo não se posicionará sobre o caso antes que as investigações da Secex/AM-TCU sejam concluídas.
A Agecom afirmou que os oito portos investigados ainda não foram concluídos. Dos R$ 103,7 milhões, que é o valor total dos convênios para as obras, o Estado recebeu R$ 46,3 milhões, segundo a Agecom. O porto de Novo Airão foi construído pelo Dnit-AM. Segundo a assessoria do órgão, a obra foi inaugurada em maio de 2011. E custou R$ 14,5 milhões.

Ponte da Poranga esta recebendo serviço de sondagem para sua recuperação e duplicação


Imagem deste ano - fonte: deputadocabomaciel.blog
Foto Frank Chaves - 26/01/2012 - Em primeiro plano o operário próximo ao equipamento de sondagem da ponte 


Estive ontem conversando com um operário de uma empresa de topografia, que estava fazendo sondagem do solo em torno da ponte da poranga. Ele me falou que esta fazendo isso para o governo e que em seguida, vem uma outra empresa efetivar o serviço de reconstituição da ponte e duplicação da mesma. A construtora esta sendo contratada pelo Governo do Estado. Acho que depois disso feito, o problema da nossa velha ponte vai ser superado e anossa cidade vai deixar de ter aquele problema de ficar isolada, como ocorreu ano passado.
Imagem 2012 - fonte: camaracidada.am.gov.br

Imagem deste ano - fonte: Amazonfest.com.br

Imagens de 02/07/2011 - Acritica. Quando desmoronou a cabeceira da ponte no sentido ManausxItacoatiara

Confira a programação de ensaios das escolas de samba de Manaus

Agremiações se preparam para os desfiles.
Samba toma conta da noite manauara.

Do G1 AM
Ensaios a todo vapor nas quadras das escolas (Foto: Divulgação / Grande Família) 
Ensaios a todo vapor nas quadras das escolas
(Foto: Divulgação / Grande Família)
 
Alvorada
Ensaios às terças, quartas e quintas a partir das 21h na quadra da escola, localizada na Avenida B com a Rua 8, Bairro Alvorada, aberto ao público.
Sexta-feira (20) final da rainha gay 2012, a partir das 22h na quadra da escola.

Reino Unido
Ensaios às terças, quartas, quintas, sextas e domingos a partir das 20h, em frente a quadra da escola, localizada na Avenida São Pedro, Bairro Morro da Liberdade, aberto ao público

Balaku-Blaku
Ensaios todos os dias, de segunda a domingo a partir das 20h, na quadra da escola, localizada na Rua Isabel, próximo ao Parque Senador Jefferson Péres, Centro.
Sexta-feira (20), 2ª eliminatória da rainha gay com presença do grupo de pagode e bateria Águia de Ouro, à partir das 22h.

Coroado
Ensaios de terça a sexta, a partir das 20h30, no CDC do Coroado, localizado na Rua Ouro Preto, Bairro Coroado 3, aberto ao público.
Domingo 2ª eliminatória da rainha gay a partir das 22h.
Desfile acontecerá das 18h40m do sábado (18) e vai até às 6h30m do Domingo (19) (Foto: Frank Cunha/G1)Desfile acontecerá das 18h40 do sábado (18) e vai até às 6h30 do Domingo (19) (Foto: Frank Cunha/G1)
 
Sem Compromisso
Ensaios de segunda da quinta, a partir das 20h, na quadra da escola, localizada na Rua Voluntários da Prata, Bairro Vila da Prata.
Sexta-feira (20) apresentação dos protótipos de fantasia, na quadra da escola, aberto ao público, a partir das 22h.

Vitória Régia
Ensaios de segunda a segunda a partir das 19h30, na quadra da escola, localizada na Rua Emílio Moreira, no Bairro Praça 14.
Domingo (22) 1ª eliminatória da rainha gay, a partir das 20h30, aberto ao publico, na quadra da escola.

 

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA