terça-feira, 31 de maio de 2016

1º Encontro de Motociclistas Júlio Costa realizado pelos Anjos Urbanos de Moto clube de Itacoatiara - 2016

No dia 28 de maio, aconteceu o 1º Encontro de otociclistas Júlio Costa de Itacoatiara, o evento foi realizado no centro de eventos do município, e superou as expectativas. A cidade foi literalmente tomada por vários grupos de motociclistas de Manaus, que se juntaram aos locais e fizeram uma magnifica apresentação de suas belíssimas máquinas.



E não foi só isso, o evento contou com sonorização de primeira, gincanas, sorteios e demais atrações para os amantes do esporte de duas rodas. Foram vendidos souvenires do evento, e literalmente a população itacoatiarense vestiu a camisa. A juventude compareceu em peso e atraiu público de todas as idades. E como a cidade estava parada, certamente esse evento conseguiu sacudir a poeira da letargia e dar movimento a cidade.


E como não podemos deixar falar só das flores, os espinhos também foram notórios. Pois em plena realização do evento, baixou uma ação de batida da polícia na cidade, justamente sobre os visitantes que portavam suas motocicletas, causando um certo incomodo na realização do evento, como muitos relataram. É claro que a polícia estava cumprindo o seu dever, mais que parece um contrassenso fazer isso em pleno evento, isso parece! Agora é claro que manter a ordem e articular medidas de apoio e segurança ao evento era necessário, mais alguns participantes acharam que não precisava chegar a tanto.








O evento não só trouxe só alegria e movimento para a cidade, gerou renda e fomentou o turismo, pois os hotéis, restaurantes e os principais bares da cidade ficaram lotados com os visitantes que vieram prestigiar e participar do evento. Isso demonstra que a ação estimulou a economia e a geração de renda no município, e certamente notabilizou os anunciantes e apoiadores da iniciativa exitosa.







Parabenizamos a comissão organizadora e todos apoiadores do evento pela iniciativa. Certamente o nosso amigo Júlio Costa, patrono do Anjos Urbanos Moto Clube, não poderia ser tão bem lisonjeado, pois era um amante inveterado do motociclismo. Se caracterizava e curtia muito o seu hobby como ninguém em Itacoatiara, sempre conduzindo a sua motocicleta com muita responsabilidade e respeitando as normas de trânsito. Que o evento sirva não só de diversão, mais de reflexão, para uma boa conduta dos motociclistas no transito, e de sua responsabilidade no contexto sociocultural da cidade.


fonte das imagens:
https://www.facebook.com/anjos.urbanosmc?fref=ts

sábado, 28 de maio de 2016

Jovem artesão de Itacoatiara, AM, transforma canos de PVC em abajures

13239242_1580353722262801_4714548745419535386_nNas mãos habilidosas de Frank Júnior Batista Lima, de 36 anos, natural de Itacoatiara (AM), um simples cano de PVC se transforma em abajur. Há dois anos, ele largou o emprego no distrito industrial em Manaus para se dedicar ao talento, e notou que o antigo hobby poderia se tornar uma nova fonte de renda, e de oportunidades para sua vida.
Hoje, Frank está expondo seu trabalho na recepção da Câmara Municipal de Itacoatiara-AM.  
Participe e prestigie a cultura itacoatiarense!
20160524_111505
20160524_111515
20160524_111539
20160524_111526

fonte: Amazonfest
http://www.amazonfest.com.br/?p=4567

Presidente da Câmara de Itacoatiara Dário Nunes, participa de audiência pública na ALEAM





O presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara, Dário Nunes (PTN), participou nesta quarta-feira (25) a convite do Deputado Estadual Sinésio Campos (PT), de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, com o objetivo de debater e tomar providências sobre a implantação de políticas públicas de desenvolvimento da cadeia produtiva de jacarés no interior do estado do Amazonas.

O presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara-AM, Dário Nunes (PTN), apoiou integralmente a iniciativa, que além de trazer sua staff, viabilizou toda estrutura logística necessária, para trazer os representantes de comunidades do interior e vereadores de Itacoatiara para participarem do evento.
Na tribuna da Assembleia Legislativo do Estado do Amazonas, Dário Nunes (PTN), enfatizou a importância do manejo dos Jacarés no município de Itacoatiara (AM), gerando empregos diretos e indiretos para a população da Velha Serpa. “O debate, visa mostrar que o jacaré é um recuso natural, renovável, permitindo a geração de renda aos habitantes de Itacoatiara (AM). Uma vez que a carne e a pele da espécie são muito requisitadas em diversos lugares do Brasil e do exterior”.
Na audiência pública, estiveram presentes 28 presidentes de comunidades do interior, 7 vereadores do Município de Itacoatiara, 3 deputados, representantes do Governo do Estado do Amazonas, IBAMA, IPAAM, SEPROR entre outros.

Após o evento, o vereador Dário Nunes destacou a louvável atuação do Deputado Sinésio Campos, que coordenou os trabalhos da audiência e por ter idealizado a criação de um Grupo de Trabalho, para tratar da questão do Manejo do Jacaré no Amazonas, tendo em vista que o assunto já vem sendo discutido a 13 anos, mas até agora não foi encontrada nenhuma solução. Chamou atenção também, para o fato de que é necessária a mudança na legislação vigente, que só autoriza o abate e manejo de jacaré em áreas de unidade de conservação. Sendo extremamente necessário flexibilizar a legislação, para expandir a área de manejo para todo Estado, em especial, nas áreas onde apresenta grande população da espécie, que está pondo em risco premente, avida dos ribeirinhos e exterminando consideravelmente a produção do pescado.

O Grupo de Trabalho será composto pela Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Itacoatiara, Governo do Estado do Amazonas, IPAAM e demais órgãos afins, que fecharam acordo, para se reunirem no dia 7 de junho na ALEAM, para apresentarem soluções urgentes e definitivas, para a questão da do manejo do Jacaré no Amazonas, pois o volumoso crescimento populacional da espécie está ameaçando a vida das pessoas e causando muitos prejuízos as comunidades ribeirinhas.



fonte: Blog do Pávulo - http://blogdopavulo.blogspot.com.br/2016/05/presidente-da-camara-de-itacoatiara.html

domingo, 22 de maio de 2016

Política Nacional de Resíduos Sólidos ainda é ‘letra morta’ em toda Amazônia

Show edilson rodriguesag ncia senado

(Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Já se passaram seis anos desde a instituição do PNRS e até agora nenhum município do Amazonas, e a maioria dos que compõem a região amazônica, não conseguiu pôr em prática as regras para destinação correta do lixo.

O problema da destinação de lixo continua representando um grande desafio aos municípios do Estado do Amazonas. Já se passaram seis anos desde a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e nenhum município amazonense conseguiu pôr seus planos em prática. O motivo principal, justificado pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), é a falta de recurso financeiro.


O presidente da AAM, Antônio Lima (PSD), informou que os 62 municípios estão com seus planos concluídos, a maioria, inclusive, apresentou antes do primeiro prazo estipulado (agosto de 2012). “Custa caro construir os aterros sanitários. É muito dinheiro e nenhum município, na atual situação, têm dinheiro para isso. Estamos lutando para tentar não atrasar a folha de pagamento, não tem dinheiro para nada, então é impossível levar os projetos para frente tendo outras prioridades”, frisou.

Iran, que estava em Brasília na última sexta-feira participando da 19ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, disse que mesmo com a transição de governo, não está otimista. O novo prazo para as cidades colocarem a lei em é até 2018. “A tendência é piorar ainda mais para depois melhorar. Vai levar um tempo até as coisas normalizarem, não é em um ano ou dois que vamos ter dinheiro para pôr os planos em prática. Até porque os municípios do Amazonas não têm receita própria, recebemos recursos constitucionais e estamos lutando para um novo pacto federativo. O novo presidente já sinalizou que irá nos ouvir”.

‘Responsabilidade’

O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Antonio Ademir Stroski, disse que a recomendação é que os municípios internalizem o problema como uma das prioridades para resolver a questão da destinação do lixo. “O maior desafio são os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos. Um município pequeno, bem ou mal, tem o serviço de coleta, mas a destinação final desse resíduo que é o problema. O lixo costuma parar em lixões a céu aberto, que implica em graves consequências ambientais”, ressaltou.

Além dos agravos ambientais, a falta de destinação regular dos resíduos também implica na economia das cidades, conforme completou Stroski.

“Temos um problema adicional com o funcionamento dos aeroportos, como os casos de Parintins, Tefé e Tabatinga, que vez ou outra ficam interditados por conta dos urubus-de-cabeça-preta. Um aeroporto fechado também tem um significado econômico para as cidades e, apesar de darmos uma orientação em relação aos espaços para implantar o aterro, é obrigação dos municípios resolver essa questão”.

‘Nem a capital’

Manaus é o único município em que o plano está avançando. Porém, ainda há uma incógnita sobre o futuro do aterro controlado. O aterro possui licença ambiental, mas para a renovação do documento será necessária uma série de estudos sobre a viabilidade operacional do local e por conta da vida útil.

Na última quinta-feira, órgãos como o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Promotoria de Justiça o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa) se reuniram para discutir o assunto. “Estamos buscando adequações para a melhoria do funcionamento do aterro e também o equilíbrio do binômio”, comentou a diretora-presidente do Ipaam, Ana Eunice Aleixo, durante a reunião com os titulares dos demais órgãos.

Entrevista

Sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ficar só no papel na Amazônia, o presidente da Academia Internacional de Letras Ambientais da Amazônia, Gilberto de Paula Pinheiro, também desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP), falou ao Portal A Crítica. Leia a entrevista completa aqui.

Plano vai à votação

Depois de consultas públicas, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Amazonas (PERS-AM) se encontra na Casa Civil e em seguida será encaminhado para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para votação. O plano visa o planejamento, ordenamento e operacionalização da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos no Estado, onde apenas quatro municípios possuem iniciativas de coleta seletiva.

fonte: Acritica - Luana Carvalho

Academia Itacoatiarense de Letras realiza concurso de poesia e oratória e divulga o resultado


sábado, 21 de maio de 2016

Temer decide recriar Ministério da Cultura, anuncia Mendonça Filho


O presidente interino Michel Temer (PMDB) e o Ministro da Cultura, Marcelo Calero
Alan Marques/Folhapress
O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), anunciou neste sábado (21) que o presidente interino, Michel Temer, decidiu recriar o Ministério da Cultura
A decisão foi tomada pelo presidente, segundo Mendonça Filho, como um "gesto" para a área da cultura do país, que criticou fortemente a extinção do Ministério da Cultura, que havia sido anexado ao da Educação.

"O presidente avaliou que seria melhor recriar o Ministério da Cultura pelo caráter emblemático que tem a pasta. A sua fusão à Educação foi na linha de reduzir o tamanho do governo, mas, diante das reações, optou-se por voltar à configuração original", disse Mendonça Filho à Folha.

Segundo ele, será editada uma medida provisória na segunda-feira (23) com a recriação do Ministério da Cultura. No dia seguinte, terça-feira (24), Marcelo Calero, que havia sido escolhido secretário nacional de Cultura, tomará posse como ministro.


Folha de São paulo: VALDO CRUZ - LEANDRO COLON DE BRASÍLIA - FÁBIO BRISOLLA DO RIO - 21/05/2016 14h14 - Atualizado às 14h49

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Governo Municipal experiente, entrega primeiro repasse aos coordenadores de quadrilhas folclóricas



A Prefeitura Municipal de Manicoré através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Semcult efetuou na tarde de segunda feira (17) a primeira parte do repasse de contribuição aos coordenadores de cada quadrilha folclórica que este ano estará se apresentando no 40º Festival Folclórico de Quadrilhas de Manicoré, cujo evento estará acontecendo nos dias 29 e 30 de julho de 2016, tendo como local o Parque de Exposição Municipal Domingos Galdino de Melo.

Nesse primeiro momento mesmo apesar das dificuldades, o Governo Municipal autorizou um valor total de R$ 30 mil reais disponível para contribuir com 06 (seis) grupos folclóricos de quadrilhas do município, recursos da Prefeitura.


A ação aconteceu em uma das salas do Cras e contou com a presença do Prefeito Municipal Lúcio Flávio do Rosário (PSD), do Vice-prefeito Paulo Sérgio, dos vereadores: Sabá Medeiros (PSD), Yuri Reis (PSDB) e Markson Barbosa (PSC). Na oportunidade a professora Madalena Lima Nascimento atual Secretária da Semcult, ressaltou aos coordenadores de quadrilhas que por mais dificultoso que esteja, mas é bom entender que o propósito do Governo Municipal é continuar prestando apoio dentro das necessidades a todos.


Para o prefeito Lúcio, este ano será bem melhor por conta do grande número de visitantes e famílias que estarão nessa data tendo o privilégio de visitar o município via BR 319 e poder conferir de perto um dos melhores Festival Folclórico do interior do Amazonas, e que todos possam fazer um brilhante trabalho de apresentação de cada grupo.


Blog da Floresta - BY MARIO DANTAS - MAIO, 18TH 2016

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Professor Guilherme Pereira é escolhido o mais novo membro da Academia Itacoatiarense de Letras


Escola Estadual Maria Ivone Leite é novamente assaltada






Segundo informações de uma professora, além de arrobarem os armário e espalharem os pertences dos professores da escola, furtaram uma TV e um violão. O fato ocorreu da noite do 15 para o dia 16 de maio de 2016.

"Violaram os direitos dos professores... pois tivemos os nossos pertences revirados... 
Onde vamos parar com tanta insegurança". "O vigilante foi rendido com um terçado no pescoço. ... o que fazer"? disseram assutadas as professoras da escola.


sexta-feira, 13 de maio de 2016

Academia Itacoatiarense realiza eleição de novo membro neste final de semana


A eleição será realizada no próximo domingo (15 de maio) na sede da Academia Acadêmicos Itacoatiarenses de Letras, localizada na Rua Rui Barbosa - centro.

Quem votou em Dilma votou em Temer, confira!

Vamos torcer para dar certo, assim como torcemos para os que foram eleitos de forma direta. Vale ressaltar que os vices, também foram votados. Pois na hora de votar no presidente, governador e prefeito, você vota também no vice, pois seus nomes e fotografias também constam no painel de votação da urna eletrônica. E todos assumiram pela força da constituição e foram votados pelos deputados federais e senadores, que no congresso nacional, são representantes legítimos do povo, pois foram eleitos em suas bases para representa-los.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil assistiu a uma onda de discursos agressivos, especialmente nas redes sociais, que se dividiam em dois lados: os de esquerda e os de direita, associadas pela maioria aos partidos PT e PSDB, respectivamente. 
Definir um posicionamento político apenas pelo viés partidário pode ser uma armadilha repleta de estereótipos, já que essa divisão binária não reflete a complexidade e contradições da sociedade. O fato é que não existe um consenso quanto a uma definição comum e única de esquerda e direita. Existem “várias esquerdas e direitas”. Isso porque esses conceitos são associados a uma ampla gama de pensamentos políticos. 

Origem dos termos

As ideologias “esquerda” e “direita” foram criadas durante as assembleias francesas do século 18. Nessa época, a burguesia procurava, com o apoio da população mais pobre, diminuir os poderes da nobreza e do clero. Era a primeira fase da Revolução Francesa (1789-1799). 
Com a Assembleia Nacional Constituinte montada para criar a nova Constituição, as camadas mais ricas não gostaram da participação das mais pobres, e preferiram não se misturar, sentando separadas, do lado direito. Por isso, o lado esquerdo foi associado à luta pelos direitos dos trabalhadores, e o direito ao conservadorismo e à elite. 
Dentro dessa visão, ser de esquerda presumiria lutar pelos direitos dos trabalhadores e da população mais pobre, a promoção do bem estar coletivo e da participação popular dos movimentos sociais e minorias. Já a direita representaria uma visão mais conservadora, ligada a um comportamento tradicional, que busca manter o poder da elite e promover o bem estar individual. 
Com o tempo, as duas expressões passaram a ser usadas em outros contextos. Hoje, por exemplo, os partidários que se colocam contra as ações do regime vigente (oposição) seriam entendidos como “de esquerda” e os defensores do governo em vigência (situação) seriam a ala “de direita”. 
Para o filósofo político Noberto Bobbio , embora os dois lados realizem reformas, uma diferença seria que a esquerda busca promover a justiça social enquanto a direita trabalha pela liberdade individual. 
Após a queda do Muro de Berlim (1989), que pôs fim à polarização EUA x URSS, um novo cenário político se abriu. Por isso, hoje, as palavras ‘esquerda’ e ‘direita’ parecem não dar conta da diversidade política do século 21. Isso não quer dizer que a divisão não faça sentido, apenas que ‘esquerda’ e ‘direita’ não são palavras que designam conteúdos fixados de uma vez para sempre. Podem designar diversos conteúdos conforme os tempos e situações.
"Esquerda e direita indicam programas contrapostos com relação a diversos problemas cuja solução pertence habitualmente à ação política, contrastes não só de ideias, mas também de interesses e de valorações a respeito da direção a ser seguida pela sociedade, contrastes que existem em toda a sociedade e que não vejo como possam simplesmente desaparecer. Pode-se naturalmente replicar que os contrastes existem, mas não são mais do tempo em que nasceu a distinção", escreve Bobbio no livro "Direita e Esquerda - Razões e Significados de uma Distinção Política".
No Brasil, essa divisão se fortaleceu no período da Ditadura Militar, onde quem apoiou o golpe dos militares era considerado da direita, e quem defendia o regime socialista, de esquerda. 
Com o tempo, outras divisões apareceram dentro de cada uma dessas ideologias. Hoje, os partidos de direita abrangem conservadores, democratas-cristãos, liberais e nacionalistas, e ainda o nazismo e fascismo na chamada extrema direita. 
Na esquerda, temos os social-democratas, progressistas, socialistas democráticos e ambientalistas. Na extrema-esquerda temos movimentos simultaneamente igualitários e autoritários.
Há ainda posição de "centro". Esse pensamento consegue defender o capitalismo sem deixar de se preocupar com o lado social. Em teoria, a política de centro prega mais tolerância e equilíbrio na sociedade. No entanto, ela pode estar mais alinhada com a política de esquerda ou de direita. A origem desse termo vem da Roma Antiga, que o descreve na frase: "In mediun itos" (a virtude está no meio).
A política de centro também pode ser chamada de "terceira via", que idealmente se apresenta não como uma forma de compromisso entre esquerda e direita, mas como uma superação simultânea de uma e de outra.
Essas classificações estariam divididas no que podemos chamar de uma “régua” ideológica:
EXTREMA-ESQUERDA | ESQUERDA | CENTRO-ESQUERDA | CENTRO | CENTRO-DIREITA | DIREITA | EXTREMA-DIREITA
Para os brasileiros a diferença entre as ideologias não parece tão clara. Em 2014, durante as eleições, a agência Hello Research fez um levantamento em 70 cidades das cinco regiões do Brasil perguntando como os brasileiros se identificavam ideologicamente. Dos 1000 entrevistados, 41% não souberam dizer se eram ideologicamente de direita, esquerda ou centro.
A porcentagem dos que se declaram de direita e esquerda foi a mesma: 9%. Em seguida vem centro-direita (4%), centro-esquerda e extrema-esquerda, ambas com 3%, e extrema-direita (2%). Quando a pergunta foi sobre a tendência ideológica de sete partidos (DEM, PT, PSDB, PSB, PMDB, PV, PDT, Psol, PSTU), mais de 50% não souberam responder.
Em determinados momentos da história, ambas as ideologias assumiram posturas radicais e, nessa posição, tiveram efeitos e atitudes muito parecidas, como a interferência direta do Estado na vida da população, uso de violência e censura para contra opositores e a manutenção de um mesmo governo ou liderança no poder. 
Ao longo do século 20, parte do pensamento de esquerda foi associada a bases ideológicas como marxismo, socialismo, anarquismo, desenvolvimentismo e nacionalismo anti-imperialista (que se opõe ao imperialismo). 
O mesmo período viu florescer Estados de ideologias totalitárias como o nazismo (1933-1945), fascismo (1922-1943), franquismo (1939-1975) e salazarismo (1926-1974), que muitas vezes se apropriaram de discursos da esquerda e da direita. 
Outro tema fundamental para as duas correntes é a visão sobre a economia. Os de esquerda pregam uma economia mais justa e solidária, com maior distribuição de renda. Os de direita seriam associados ao liberalismo, doutrina que na economia pode indicar os que procuram manter a livre iniciativa de mercado e os direitos à propriedade particular. Algumas interpretações defendem a total não intervenção do governo na economia, a redução de impostos sobre empresas, a extinção da regulamentação governamental, entre outros. 
Mas isso não significa que um governo de direita não possa ter uma influência forte no Estado, como aconteceu na Ditadura. Em regimes não-democráticos, a direita é associada a um controle total do Estado. 
O termo neoliberalismo surgiu a partir dos anos 1980, associados aos governos de Ronald Reagan e Margareth Thatcher, que devido à crise econômica do petróleo, privatizaram muitas empresas públicas e cortaram gastos sociais para atingir um equilíbrio fiscal. Era o fim do chamado Estado de Bem-Estar Social e o começo do Estado Mínimo, com gastos enxutos. 
Para a esquerda, o neoliberalismo é associado à direita e teria como consequências a privatização de bens comuns e espaços públicos, a flexibilização de direitos conquistados e a desregulação e liberalização em nome do livre mercado, o que poderia gerar mais desigualdades sociais. 
O liberalismo não significa necessariamente conservadorismo moral. Na raiz, o adjetivo liberal é associado à pessoa que tem ideias e uma atitude aberta ou tolerante, que pode incluir a defensa de liberdades civis e direitos humanos. Já o conservador seria aquele com um pensamento tradicional. Na política, o conservadorismo busca manter o sistema político existente, que seria oposto ao progressismo. 
Direita e esquerda também têm a ver com questões morais. Avanços na legislação em direitos civis e temas como aborto, casamento gay e legalização das drogas são vistas como bandeiras da esquerda, com a direita assumindo a defesa da família tradicional. Nos Estados Unidos, muitos eleitores se identificam com a chamada direita cristã, que defendem a interferência da religião no Estado.
No entanto, vale destacar que hoje muitos membros de partidos tidos como centro-direita defendem tais bandeiras da esquerda, exceto nos partidos de extrema-direita (como podemos observar na Europa), que são associados ao patriotismo, com discurso forte contra a imigração (xenofobia). 
Andréia Martins


fonte: 
http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/politica-o-que-e-ser-esquerda-direita-liberal-e-conservador.htm

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA