segunda-feira, 2 de maio de 2011

AVENIDA PARQUE, NOSSO ORGULHO E RECEPÇÃO DE BOAS VINDAS

Av. Ruy Barbosa - 1928
Avenida Torquato Tapajós - Dec. 70

Nomes anteriores:
1 - Av. Cons. Ruy barbosa
2 - Av. Plínio Ramos Coelho
3 - Av. Torquato Tapajós

A nossa Avenida Parque, também conhecida como túnel verde, foi projetada e iniciada em 1928 pelo ex-prefeito judeu Isaac Peres, depois foi dada continuação por vários outros prefeitos que o sucederam, destacando o ex-prefeito Chico do Incra que com recurso próprios da Prefeitura construiu sozinho 05 passarelas. Na época de sua construção inicial, foi denominada de Avenida Ruy Barbosa, e depois: Plínio Ramos Coelho, Torquato Tapajós e finalmente Avenida Parque.



Na época de sua construção, foram plantados os primeiros oitizeiros (licania tomentosa), pois trata-se de uma árvore natural do cerrado brasileiro, que é ideal para sombreamento de praças e jardins, o seu fruto é comestível e sua madeira pode ser aproveitada para a construção civil. Essa árvore que foi chamada localmente de bejaminzeiro. Hoje se transformou na principal árvore de sombreamento de logradouros públicos e residencial da cidade de Itacoatiara.

Tudo pelo efeito magnífico que suas árvores dispostas em linha de um lado e de outro da passarela central de nossa Avenida Parque.
O  patrimônio histórico e paisagístico da cidade, recebeu um projeto de iluminação orçado em R$ 479.133,25 e que foi iniciado em outubro de 2010 através de convênio entre a Prefeitura de Itacoatiara e o Governo do Estado, o qual resultou em um projeto mal sucedido que desde o ano passado até agora não foi concluído, o início da obra mal feita deu curto, queimando a rede elétrica, a qual foi entregue as pressas pelo administrador da época no Natal de 2010.


O projeto do arquiteto Enéias Gonçalves da Costa, não suportou a primeira chuva do inverno itacoatiarense, toda a instalação entrou em curto e queimou. E a nossa magnífica Avenida acabou continuando na escuridão. Durante o dia, a beleza natural do lugar é iluminada pelo sol brilhante que clareia a nossa vetusta Itacoatiara que é suavizada com a brisa refrescante do nosso caudaloso Rio Amazonas, a nossa Avenida Parque apesar de tudo isso, não perdeu sua majestade. Pena pra que vc possa apreciar tudo isso, tem que encarar 04 horas de viagem em uma estrada sem sinalização, totalmente avariada. E ao chegar na cidade, tirando a Avenida Parque e a 07 de Setembro, a cidade é um buraqueiro só, ficando a nossa imponente Avenida Parque, reinando frondosa em meio aos camelôs que obstruem o seu elegante visual e ao descaso do Poder Público.

Um comentário:

Frank Chaves disse...

Avenida Parque, uma viagem no tempo, na história e no descaso!

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA