terça-feira, 24 de maio de 2011

UEA de Itacoatiara: "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."


A causa é nobre: a comunidade acadêmica da UEA de Itacoatiara acordou, e está fazendo muito barulho em frente a obra da construção do Centro de Convivência do Idoso e da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, cujos projetos foram demandados pelo Governo do Estado, sobre a batuta da ex-reitora Marilene Correia - PT.
Essa é a primeira vez na história deste país e deste município que vejo a área consagrada ao desenvolvimento do conhecimento ser subtraída em favor de obras tipicamente eleitoreiras. Até porque, não tiveram a mínima consideração de consultar a classe acadêmica sobre essa atitude funesta da ex-reitora, que certamente atendeu aos designos do governo do estado. Penso que talvez tenha feito isso para ter o apoio irrestrito do ex-governador Eduardo Braga, nas eleições de 2010.  Mas como Deus escreve certe em linhas tortas, não adiantou de nada a ex-reitora fazer media com o ex-governador retalhando a área do campus da UEA de Itacoatiara, pois, o ex-governador acabou apostando todas suas fichas na nova companheira Vanesssa Graziotin – PcdoB. Dessa forma a Marilene deu uma fora com a UEA de Itacoatiara e tomou um pontapé no trazeiro dos seus velhos aliados, achei foi bom!
Mais o importante de tudo isso é que a classe acadêmica da UEA de Itacoatiara esta determinada em não arregar para a prepotência do governo do estado e para a inércia da Prefeitura de Itacoatiara neste episódio macabro da historia desta instituição neste município. Justamente no momento em que o município amplia o patrimônio da UFAM doando a antiga escola agrícola com toda sua extensa área de terras para o incremento da Federal em nossa cidade. Na contra-mão da história, e sob o conhecimento do ex-diretor e da ex-reitora UEA apara as azas da nossa UEA, impedindo-a de no futura poder alçar vôos mais altos. ISSO É UMA VERGONHA!
Por isso apoio incondicionalmente a manifestação dos alunos da faculdade de Engenharia Florestal e Agroecologia que lideram o movimento “QUEREMOS AMPLIAÇÃO E NÃO A REDUÇÃO”. Movimento digno dessa garotada aguerrida que esta na vanguarda do seu tempo, na luta pelo progresso da UEA em Itacoatiara. Agora também não pude de deixar de observar com estranheza a ausência dos professores no movimento e das demais turmas na ação.  
Mas tenho certeza que essa luta vai arregimentar mais seguidores, assim como eu. Nesta altura do campeonato não importa de onde vem o apoio, o importante é que ele aconteça, pois a universidade é publica, portanto de todos nós, e devemos por isso, lutar por aquilo que é nosso com toda garra, pois a “UEA É NOSSA”, e ninguém tasca!
Outra coisa que me chamou atenção é o fato da obra já ter começado e não possui placa de identificação, engenheiro responsável, alvará de licença da Prefeitura de Itacoatiara. Pois se a Prefeitura expediu esse Alvará, também é conivente com este ato medíocre que estão fazendo com a UEA deste município. Mas não devemos esmorecer, pois se a obra continuar, a classe acadêmica de Itacoatiara estará assinando a sua sentença, ante o brilhante passado histórico dos movimentos estudantis da história do nosso país, em que a força da juventude sempre peitou os governos ditadores. E tenho certeza que os nossos acadêmicos vão mostrar a sua força dizendo não aos administradores e governantes despóticos de nosso município e de nosso estado, que “AQUI NÃO!”
“QUE FAÇAM AS OBRAS EM OUTRO LUGAR MAIS NO TERRENO DA UEA NÃO”
O terreno sagrado do conhecimento, não deve ser presa fácil das aves de rapina da oportunismo regional. Já mais deve ser maculado, subtraído e retalhado como se fazem com as memoráveis pizzas do mundo político. E educação é um direito de todos, como podemos pregar isso, se deixarmos esse fato se consumar. Pois se deixarmos, estaremos tolhendo e limitando o acesso ao ensino superior a milhares de jovens, que sonham em entrar e fazer novos cursos na UEA, em razão dessa atitude pequena, pobre e infeliz de doar uma boa parte do terreno da universidade para outras entidades que tem objetivos totalmente antagônicos com os da classe acadêmica.

Os universitários na hora do protesto empunharam faixas, cartazes e bradaram palavras de ordem reivindicando os seus legítimos direitos de ter uma universidade forte, grande, autônoma e publica.  E para finalizar encerro minhas palavras deixando o meu conselho a classe acadêmica da UEA de Itacoatiara, me utilizando das sábias palavras do grande e memorável guerrilheiro Hernesto Che Guevara, que é símbolo dos movimento estudantis em nosso país e bandeira de luta da juventude inconformada com o status quo. "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA