sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Realização do Festival da Canção de Itacoatiara (AM) ameaçada

O Fecani, programado para o início de setembro, pode não ser realizado. Segundo os organizadores, o repasse de verbas de mais de R$1milhão, a ser feito pelo governo do estado, ainda não ocorreu por supostas irregularidades no convênio  

As apresentações do Fecani no Centro Cultural Iracema Holanda, em Itacoatiara, podem não ocorrer este ano (Euzivaldo Queiroz/ACRITICA)

Os organizadores do Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), dizem que quase 90% do valor gasto com a realização do evento é financiado por uma verba liberada pelo governo do estado.
A liberação da verba para realizar a 27ª edição do evento, marcado para começar na próxima sexta-feira (2), está ameaçada.

Segundo o coordenador Bruno Azedo, a suspensão no repasse foi informada às vésperas do evento e pode inviabilizar a sua realização.
Azedo disse que a Secretaria de Cultura do Estado (SEC) alegou que há pendências na prestação de contas da edição anterior. Ele diz ainda que procurou o Tribunal de Contas do Estado e que teve acesso ao processo de prestação de contas.
“Solicitamos por meio de oficio ao tribunal e não há pendências nas contas. Foi questão de atraso na entrega de notas, mas a prestação está prestada. Não há nenhum parecer contrário no processo. A questão é na SEC”, disse.

Notas Fiscais
O coordenador disse que não há problemas na prestação de contas. Mas, reconheceu que uma notas fiscais, referente à prestação de alguns serviços, foi entregue fora do prazo previsto.
“Foi um lapso nosso, por não pedirmos a prorrogação para a entrega dessa nota, o que também poderíamos ter feito, e está previsto no convênio. As notas eram de um serviço de iluminação e duas atrações musicais. Mas, as notas foram entregues”, pondera.
A SEC divulgou nota à imprensa confirmando que está “impossibilitado de firmar convênio com a Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (AIRMA) para realização do Festival da Canção de Itacoatiara 2011 (FECANI), já que a prestação de contas referente à realização do FECANI 2010 está pendente de aprovação”.
Na nota consta ainda a informação de que a SEC “envidou todos os esforços, inclusive consulta formal à Procuradoria Geral do Estado que deu parecer jurídico determinando que não poderá ser firmado qualquer convênio com a AIRMA até o exame da prestação de contas e sua aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado”.

Cancelamento
Azedo destacou que o cancelamento do Fecani, seria negativo para a cidade de Itacoatiara (distante 176 km de Manaus).
“Se não acontecer será um problema econômico, social. Envolve a cidade toda, parte do estado. Os concorrentes a nível nacional já estão em Manaus. Não acredita que o estado vai inviabilizar um evento tradicional com 27 anos. Fazemos isso todos os anos, o governo do estado é responsável por maior parte do evento. Sempre tivemos cuidado com isso.  O prefeito de Itacoatiara vai reunir com o governador para posicionar isso”, afirma.

Números
O Fecani é realizado há 20 anos. Além de um festival de música, são realizadas outras várias competições esportivas, artísticas e culturais. O total de 34 cantores concorrem no festival e cerca de 2400 pessoas trabalham diretamente no evento, realizado durante a semana da pátria.

fonte: 
http://acritica.uol.com.br/noticias/Realizacao-Festival-Cancao-Itacoatiara-AM_0_542946168.html

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA