sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rodovia, hidrovia e logistica de transporte do Município de Itacoatiara, foram os temas abordados pela ALEAM na Câmara Municpal de Itacoatiara

Hoje(23) a partir das 10 horas da manhã, aconteceu uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Itacoatiara para tratar de assuntos relacionados a estrutura rodoviária, hidroviária e logística do Município. O debate foi coordenado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado (Aleam), da qual o deputado José Ricardo é presidente, em conjunto com as comissões de Gestão e Serviços Públicos e de Transporte, Trânsito e Mobilidade. O vereador Francisco Rosquilde (PT) foi quem pediu para que o evento fosse realizado na Câmara Cidadã. O Município de Itacoatiara integra a Região Metropolitana de Manaus (RMM) e, para José Ricardo, é fundamental a discussão em torno da organização econômica e social da localidade, que necessita de uma estrutura logística adequada. “O porto e a estrada devem atender a demanda de escoamento da produção rural, favorecendo a Zona Franca de Manaus (ZFM) e até as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com infraestrutura eficiente para o transporte até a capital, bem como no seu entorno”. Foram convidados para o debate, dentre outros órgãos e instituições: Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), Departamento Nacional de Infraestrutua (Dnit), Secretaria de Estado de Infraestrutura do Estado Amazonas (Seinf), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Será que agora vai? Oposição e situação se afinaram no discurso, todos tiveram oportunidade de falar, expor as suas idéias, suas reivindicações e também suas críticas sobre o assunto. O Prefeito Antonio Peixoto (PT) falou bastante -- como já era de se esperar -- no entanto fez-se pouco a entender. Mostrou um projeto para o um novo porto, falou de parcerias e também voltou a falar sobre a ferrovia. Mas, o que mais chamou atenção foi a forma desordenada de suas palavras, muitos atropelos a gramática e falta de coerência das frases. Muitas das vezes se fazia muito confuso com suas idéias. Porém, o mais importante foi feito: o povo foi ouvido. Cabe agora cobrar atitudes das autoridades para fazer andar com as soluções e não deixar que essa audiência sirva apenas para pagar diárias dos representantes da Assembléia Legislativa e depois cair no esquecimento. Vamos continuar cobrando ações, já chega de esperar, as soluções estão aí, basta aplicá-las. As comissões estão no caminho certo, mas só merecerão parabéns quando mostrarem resultados práticos a nossa comunidade itacoatiarense.  
fonte: Blog kitudiz

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA