sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Itacoatiarense que se presa, não deveria comemorar a FESTA DO ABACAXI, pois os manauaras tem bastante motivos para comemorar e os itacoatiarenses, só tem motivos para lamentar!


É realmente um absurdo, até porque o prefeito de Itacoatiara é morador, agricultor e atualmente um dos maiores produtores de abacaxi do município. E deveria fazer pelo menos o seu dever de casa, na questão de ofertar aos seus munícipes o fruto que ele tanto propagandeia nas palestras e eventos em que ele participa. Fala da produção de 30, 40, 50 e 60 milhões de frutos, mas para a sede da municipalidade isso de quase nada importa, a começar pelo preço do produto que chega a ser encontrado no mercado local até a 3,50 a unidade.
E quanto os comerciantes de Itacoatiara são abordados e cobrados pela Receita e pela Sefaz a cerca do pagamento dos tributos dos seus produtos na barreira policial da Poranga. Toda a produção de Novo Remanso passa ilesa para o mercado consumidor de Manaus.
O Banco da Amazônia financiou neste ano de 2011 quase 20 milhões de reais em apoio a produção rural e em outras aeras do setor produtivo. E o prefeito se gaba nos seus pronunciamentos, que desse valor mais de 70% foi para a região de Novo Remanso e Engenho, até aí não tenho nada contra, apesar de considerar que acho que os produtores do Rio Urubu, do Rio Arary, da estrada Am-010 e das estradas viscinais, da Ilha do Risco e da margem direita do Rio Amazonas, esses que inclusive se localizam aqui na outra margem do rio, exatamente na frente de Itacoatiara, deveriam também ser merecedores das atenções do Prefeito e das agências de financiamento. Afinal, parece haver uma orquestração em canalizar tudo só para a região Oeste de Itacoatiara.
Até o Programa Luz para todos, se enquadra na mesma trilha de direcionamento dos investimentos do Governo Federal, do Governo do Estado, dos bancos e da própria Prefeitura de Itacoatiara. O INCRA também parece está nitidamente engajado nessa onda de investimento focada na região Oeste do Município de Itacoatiara, quando viabiliza até construções de casas populares para os moradores do tipo regional, mas só para os moradores desta região, Isso é que eu chamo de descriminação generalizada para com os demais moradores, digo produtores do Município de Itacoatiara. Ao tempo em que se torna cada vez mais nítida a determinação do prefeito em não medir esforços para desenvolver a região de Novo Remanso, como se estivesse fazendo o lastro para potencializar a transformação do lugar em Município, e possivelmente se entronizar prefeito do referido lugar. E tudo isso em detrimento do prejuízo: populacional, eleitoral, agrícola, territorial, fatores que vão afetar diretamente a queda da arrecadação municipal de Itacoatiara, a queda dos repasses federais e estaduais na área da saúde, da educação, na merenda escolar, nos serviços públicos de infraestrutura e nos demais, pois todo o recurso que vem para o município, e resultante de repasses capitaneados apartir da renda per capta por habitantes, ou seja, pelo numero de habitantes, Portanto se houver um queda brusca na demografia do município, por conta do encolhimento geográfico, aí é que Itacoatiara vai ficar em sétimo e oitavo lugar no Estado. Ou seja, essa é a pior situação em que um administrador vem a colocar a nossa cidade. Pois muito discursou que os ex-administradores atrasaram o Município. Mas pelo menos nenhum se arvorou em rasgar o nosso mapa municipal no meio, acabando literalmente com a metade da conficguração geográfica do município, justamente a região que mais produz, Isso é uma vergonha!
Enquanto tudo isso se desenho nos gabinetes do Poder Executivo, o povo vai comemorar inocentemente a Festa do Abacaxi, e os moradores de Manaus que pouco vem a festa, são brindados com o troféu abacaxi pó R$ 1,00, enquanto o itacoatiarense paga no mercado local R$ 3,50. Portanto, os manauaras é que deveriam estar mais presentes na festa do abacaxi, por se beneficiarem em gênero numero e grau com a apoteótica produção de abacaxi, que financiada com os recursos do BASA de Itacoatiara, ou seja, enquanto o itacoatiarense descasca o abacaxi, o manauara delicia-se do fruto. Nada contra os produtores desta região e nem contra os habitantes do lugar, mas penso que o processo de desenvolvimento do lugar deveria englobar toadas as comunidades do município de Itacoatiara, não só aquelas onde o prefeito reside, é puro oportunismo e falta de visão global. Depois querem que ninguém fale nada, que ninguém critique, é notável a distribuição de benefícios focados para o seu grupo político, eu só quero ver se esse grupo vai ser capaz de lhe reelegê-lo. Pois esse filme eu já vi, e na hora H até tentam, mas o povo todo está de olho. Lá na Comunidade do Engenho, na Comunidade do Remanso, no Lago do Batista, no Rio Arary, no Rio Urubu, no Bairro Eduardo Braga II, no Bairro do Centenário, em fim, em todas as divisões administrativas e geográficas do município está se observando tudo o que está acontecendo. São os mesmos olhos atentos que antes eram os do seu grupo, agora é de todos os outros grupos e de toda a população do município que está assistindo a tudo e a todos, e só esperando a hora de dar a resposta conclusiva sobre o seu contentamento.  
O que se vê hoje em parte do Engenho e do Remanso, é o número crescente de pick-ups, nas mãos de uma minoria, enquanto a maior parte da população dessa região estar abaixo da linha da pobreza, e sofre com o péssimo e quase inexistente serviço de manutenção da infraestrutura do lugar, com o desemprego e com a falta de expectativa. Restando a criação do município como tabua de salvação do lugar, situação inclusive capitaneada pelo prefeito, que coloca essa situação como consolo para massagear o ego dos moradores do lugar. Pena que ainda faltam serem resolvidos muitos problemas básicos e que vem se arrolando a décadas, como a questão da posse definitiva das terras do lugar, pois ninguém acaba sendo dono de nada, pois até hoje o INCRA e o ITEAM ainda não chagaram a um consenso sobre a titulação e regularização agrária do lugar, e por sua vez o governo do Estado também ainda não moveu um palha para resolver o problema, e olha que dizem que eles tem o apoio do governo, imaginem se não tivesse. A arrecadação comercial e das taxas de contribuição de energia, água, luz e telefone são tão baixas, que acabam sendo cobertas pelos órgãos arrecadadores da sede do município, para poder cobrir as despesas do consumo do lugar.
A estrada de Novo Remanso.e Engenho está toda esburacada, a iluminação publica está pior do que a da sede do Município, a região apresenta um dos maiores índices de violência rural do interior do Amazonas, e os demais serviços públicos vão no mesmo caminho, tanto na área rural quanto urba do Município. Por isso, apesar de canalizar recursos que está beneficiando boa parte dos ricos e das figuras de destaque do lugar, o resto do povo, fica a mercê da sua própria sorte.
Essa realidade nos leva a refletir sobre um fato marcante da historia da humanidade, onde o espetáculo se fazia necessário para amenizar o sofrimento do povo, e a Festa do Abacaxi e até porque não dizer o FECANI, são válvulas de escape necessárias para dar uma refrescada nas cobranças comuns do povo. Pois ao longo do tempo, acreditava-se que o “pão e circo” foi uma tática que conseguiu subverter as diferenças sociais e econômicas por meio do assistencialismo. Em diversos textos contemporâneos observamos que a instituição do “pão e circo” foi utilizada no intuito de criticar ações governamentais em que os menos favorecidos eram ludibriados com a concessão de favores e diversão.

VISITE ITACOATIARA, ANTES QUE SE ACABE!

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA