quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A PRORROGAÇÃO DA ZONA FRANCA DE MANAUS, A EXTENSÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS PARA A REGIÃO METROPOLITANA E SEUS DESDOBRAMENTOS



Câmara de Itacoatiara apresenta Nota de Aplauso a Presidente Dilma


Nesta terça-feira 25/10/2011 o vereador Raimundo Silva - PSD, apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal de Itacoatiara, a manifestação de Voto de Aplauso, que será enviada a Presidente Dilma Rousseff - PT, por ter prorrogado a Zona Franca (ZF) por mais 50 anos e principalmente, por ter estendido os incentivos fiscais para os municípios integrantes da Região Metropolitana de Manaus (RMM), onde Itacoatiara e mais sete municípios que fazem fronteira com Manaus serão também beneficiados. Vale ressaltar que a propositura teve aprovação e apoio dos demais vereadores.
"Trouxe dois presentes para Manaus", disse a presidente, durante a inauguração da Ponte Rio Negro. "O primeiro é a prorrogação da Zona Franca e o segundo faz com que a região considerada como Zona Franca seja estendida para a região metropolitana de Manaus", anunciou.
De fato o anúncio merece aplauso, mas é importante considerar que a chefe da nação brasileira assinou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de prorrogação da ZFM, assim como o Projeto de Lei (PL), que estende os Incentivos Fiscais da ZFM para os municípios de: Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Novo Airão, Careiro da Várzea e Careiro-Castanho. Cuja ação política ainda estará sujeita a mais desdobramentos. Pois só o ato de ter assinado, não significa que o fato já esteja consumado. Vamos ver como vai se configurar a materialização da promessa, pois as referidas propostas ainda vão ser encaminhadas para apreciação e votação do Congresso Nacional. Ainda ficará sujeita ao crivo da bancada paulistana que tem um desapreço histórico pela Zona Franca de Manaus.
Também vamos observar como vão se comportar os nossos senadores, os nossos deputados federais e estaduais acerca do tema. Pois recentemente em nota publicada no Jornal Acrítica dia 25/10/2011, o ex-senador Arthur Neto – PSDB, ainda se mostrou preocupado com o tratamento que a ZFM vem tendo por parte do Governo Federal, mais pelo menos não fez objeção a extensão dos incentivos fiscais para a RMM. Já o Deputado Pauderney Avelino, presidente regional do partido DEM e o ex-prefeito de Manaus Serafim Correia  - PSB, se colocaram favoráveis a prorrogação da ZFM, porém no que tange a extensão dos incentivos para os municípios integrantes da RMM, se posicionaram contundentemente contrários.
É só pra se ter uma idéia do que ainda vem por aí. Se os nossos próprios representantes a nível regional, já tem esse tipo de comportamento, imaginem os nossos algozes do sudeste. É nestas horas que se vê quem e quais os partidos que estão do nosso lado, digo, do lado do povo sofrido do interior do Amazonas, especialmente dos oito municípios que fazem parte da RMM, que sempre corresponderam consideravelmente a altura dessas figuras e de outras figurinhas que sempre se deslocam para os nossos municípios para garimpar os nossos votos, para inteirar os seus coeficientes eleitorais. Espero que depois dessa, a população de Itacoatiara e dos municípios contemplados, tomem bem nota disto, e saibam dar o troco devido no tempo e na hora devida para essas figuras, que só pensam em seus grandes redutos eleitorais e que nem titubeiam em virar as costas para o desenvolvimento do interior do Estado do Amazonas.
Mas enquanto tudo isso acontece, vamos ficar na torcida para que Deus ilumine a cabeça dos nossos representantes em Manaus e em Brasília, para que aprovem a PEC e o PL da ZFM, votando em favor do povo do Amazonas e do seu interior, pois é nessa hora que o valor do voto se configura na melhor e mais importante política pública, capaz de equilibrar as desigualdades regionais e promover de fato e de direito o tão sonhado desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA