sábado, 31 de dezembro de 2011

13 nomes brigam para ser prefeito de Manaus nas eleições de 2012

O Portal D24AM mostra o que esses pré-candidatos pensam sobre a cidade e que propostas pretendem apresentar para convencer os eleitores no pleito de 2012.
Amazonino Mendes vai tentar se manter na Prefeitura de Manaus em 2012, porém, pode ter pela frente os seguintes políticos: Amazonino Mendes vai tentar se manter na Prefeitura de Manaus em 2012, porém, pode ter pela frente os seguintes políticos:
Manaus - No dia 7 de outubro de 2012, os eleitores brasileiros voltam às urnas para escolher prefeitos e vereadores das mais de 5 mil cidades brasileiras. Manaus já tem pelo menos 13 pré-candidatos à prefeito e até a definição das candidaturas, em junho, esse número ainda pode crescer.
O PORTAL D24AM decidiu mostra o que esses pré-candidatos pensam sobre a cidade e que propostas pretendem apresentar para convencer os eleitores, durante o processo eleitoral do ano que vem.
Os dois principais pré-candidatos, o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, e o senador Eduardo Braga, não quiseram se manifestar por considerar que ainda é cedo para falar em eleição.
A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) informou que Amazonino não está falando com nenhum veículo de comunicação individualmente e que continua afirmando que não será candidato à reeleição em 2012 e que, por isso, não falaria sobre candidatura.
A assessoria do senador Eduardo Braga informou apenas que ele pretende se dedicar ao trabalho no Senado no próximo ano.
O PORTAL D24AM tentou, sem sucesso, ouvir o vereador Hissa Abrahão (PPS), outro pré-candidato. A reportagem marcou duas entrevistas, mas o parlamentar desmarcou os compromissos.
A assessoria do vereador informou que ele está ouvindo diversos segmentos da sociedade para elaborar suas propostas de governo. “No momento oportuno, segundo a assessoria, as informações serão repassadas”, disse a assessoria.
Os deputados federais Sabino Castelo Branco (PTB) e Henrique Oliveira (PR) que já se declaram pré-candidatos a prefeito de Manaus por suas legendas não foram encontrados.
O deputado federal Pauderney Avelino (DEM) está em viagem, de acordo com a assessoria dele.
Não estão descartadas as alianças entre os pré-candidatos.
Praciano encara disputa no PT para ser candidato
Para as eleições deste ano, o PT é até agora o partido onde há mais disputa interna por uma candidatura a prefeito de Manaus. Há três correntes: uma que dá apoio ao governo de Omar Aziz (PSD), outra que quer aliança com o prefeito Amazonino Mendes (PDT), e a terceira que é oposição aos dois e quer a candidatura própria, neste caso, do deputado federal Francisco Praciano.
A ala que deseja ter Praciano candidato, chamada ‘Coletivo Mensagem’, tem entre seus membros o deputado José Ricardo (PT) e o vereador Waldemir José. Mas o nome do deputado federal não é consenso e internamente já chegou-se a cogitar o nome de Sinésio Campos, líder do governo na Assembleia Legislativa.
Praciano já disputou em 2008 as eleições municipais, sem o apoio de grande parte dos me membros do partido. Praciano afirmou que quer ser prefeito para contribuir com a cidade. “Manaus precisa mudar não só no que diz respeito a melhorias nas áreas da saúde, educação por exemplo, mas mudar, principalmente, no que diz respeito à qualidade política de seus governantes”, disse.
Ainda de acordo com o pretenso candidato, sua marca, caso eleito, será ouvir a população. “Nos últimos 30 (trinta) anos a marca dos que passaram pela Prefeitura pode ser resumida assim: administrar sem ouvir o povo e beneficiar aos amigos. Minha marca seria a administração que ouve a sociedade e isso implica em ética, transparência, eficiência”, afirmou.
Praciano faz críticas às decisões dos gestores públicos em relação à água e ao transporte coletivo. “A privatização dos serviços de água foi feita sem qualquer consulta à sociedade. Outro exemplo está na questão do sistema de transporte coletivo, onde tanto os que defendem o BRT quanto os que defendem o monotrilho esquecem de ouvir o povo, que é quem vai pagar por qualquer desses sistemas”.
A disputa interna no PT ficou evidente durante a visita do secretário-geral nacional, Elói Pietá, em novembro passado.
Herbert Amazonas deve ir para quarta eleição municipal
Funcionário dos Correios, Herbert Amazonas afirma que provavelmente concorrerá a mais uma eleição em 2012, quando disputará pela quarta vez a Prefeitura de Manaus pelo PSTU.
Herbert afirma que o partido já iniciou as discussões internas com seus pouco mais de cem membros no Estado e que o objetivo é montar uma chapa legitimamente de esquerda e “aglutinar” partidos que defendam os ideais socialistas.
Presidente regional do PSTU, Herbert afirma que a intenção é que a partir do início de 2012 ele comece a conversar com as lideranças de PSOL e PCB, partidos considerados nanicos que mais disputaram eleições no Estado, para a formação de uma possível chapa de esquerda.
Segundo Herbert, a ideia é discutir com a população uma nova forma de fazer política, valorizando o trabalhador e as classes mais baixas, que, segundo ele, são deixados de lado pelos atuais governantes.
“Esse grupo político está no poder há 30 anos e nada mudou desde lá. Não existem políticas voltadas para os trabalhadores, tudo o que se vê é para beneficiar empresários”.
Entre as propostas que devem estar presentes no programa de governo do PSTU, Herbert Amazonas destaca a necessidade de uma política habitacional municipal. “A Prefeitura tem condições de investir em um programa habitacional decente. E isso a atual administração deixou de fazer”.
Ele também destaca a questão do transporte coletivo como outro ponto que deve ser visto como prioridade da próxima administração municipal.
Segundo ele, a ideia do PSTU é transformar o sistema de transporte público em uma estatal. “A Prefeitura tem que administrar o transporte e retirar das mãos dos empresários. Só assim teremos serviço de qualidade”.
Navarro sonha com bloco único de esquerda
Nos partidos que se classificam como esquerda, há a intenção de fazer um bloco único para a disputa eleitoral deste ano. Luiz Navarro (PCB), que já participou de duas eleições, afirmou que não quer ser chamado ainda de candidato, já que ele “sonha com uma aliança entre os partidos de esquerda”, como PSTU e PSOL.
Navarro disse ainda que sua candidatura, caso venha a acontecer, será de esclarecimento. “A população vem sendo enganada anos a fio. Nossa democracia é uma farsa. O poder econômico manda no processo eleitoral”, afirmou. 
O comunista afirmou ainda que não acredita que irá vencer a eleição devido ao atual sistema eleitoral. Mas se fosse eleito prefeito, disse que continuaria defendendo os pontos da campanha passada, como o transporte fluvial integrado ao sistema de transporte coletivo e postos de saúde funcionando 24 horas por dia.
Ele defendeu que pessoas desempregadas  não pagariam água, energia e o Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Navarro afirmou também que a sua relação com os vereadores seria diferente. “Hoje o prefeito tem que dar certas vantagens aos vereadores para ter o voto deles. Se eleito, não haveria conchavo”. 
Navarro afirmou também que, caso eleito, cancelaria o contrato com a Águas do Amazonas e que sua administração seria baseada na formação de conselhos populares que iriam gerir, por exemplo, o trânsito e o transporte. “Nós  formaríamos esse conselho que decidiria o melhor caminho para o tráfego e o transporte coletivo de Manaus. Se é BRT, monotrilho ou se é outra opção, seria o conselho popular de transporte que ira decidir”.
Navarro defende ainda que os conselhos também iriam gerir outros setores, como a educação, saúde e as finanças da cidade.
Chico Preto diz que grupo político define candidatura
O deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PSD), que já foi vereador de Manaus, surge como um possível candidato à Prefeitura de Manaus em 2012, seja como majoritário, ou em uma coligação onde poderia ocupar a vaga de vice, hipóteses já apresentadas pelo secretário geral do PSD, Paulo Radin.
Chico Preto não confirma, usando discurso de que as definições precisam ser tomadas pelo grupo político e partido do qual faz parte, liderados pelo governador Omar Aziz, mas acrescenta que uma eventual candidatura seria o reconhecimento pelo seu  trabalho como parlamentar.
Ao ser questionado sobre quais seriam suas propostas, caso se lance candidato, o deputado afirmou que o programa político deve ser montado após uma análise detalhada e criteriosa dos principais problemas da nossa cidade e destacou a questão da mobilidade urbana como um dos setores que devem ser priorizados.
“Mobilidade urbana, transporte coletivo e trânsito são problemas crônicos que merecem a atenção máxima do futuro gestor, porque trazem prejuízos de todas as ordens à cidade de Manaus e à sua população”, disse Chico Preto.
Segundo ele, Manaus tem graves problemas que precisam ser encarados com seriedade pela próxima administração municipal, como a recuperação do Centro da cidade, com a realização de uma intervenção socioeconômica no reordenamento dos vendedores ambulantes que trabalham naquela área.
Ele destaca ainda que a próxima administração precisa pensar em melhorar o serviço de coleta de lixo na cidade e discutir a implantação de uma nova lixeira, já que, de acordo com ele, o aterro atual está próximo do seu limite.
Chico Preto defende ainda um reforço nos projetos, programas de reciclagem de lixo voltados para a preservação do meio ambiente e proporcionar novas possibilidades de renda às pessoas que trabalham nessa área.
Rotta não esconde  vontade de ser prefeito de Manaus
Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Marcos Rotta (PMDB) não esconde a vontade de disputar, pela primeira vez, a corrida pela Prefeitura de Manaus. Entretanto, ele também adota o discurso ‘de grupo’ e diz aguardar um decisão do partido. Ainda assim, em entrevista por e-mail, o parlamentar diz estar conversando sobre o assunto com o senador e presidente estadual do PMDB, Eduardo Braga, e o governador do Estado e presidente do PSD, Omar Aziz.
“Sou uma pessoa que pertence a um grupo e a decisão do grupo será respeitada por mim. Sempre fui disciplinado, e não mudarei meu posicionamento”, disse Rotta.
No quarto mandato consecutivo como deputado estadual e atual presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Rotta tem feito críticas à administração municipal. “Manaus tem experimentado nos últimos anos, verdadeiros atrasos em sua administração. Isso tem feito com que nossa capital retrocedesse muito, em várias áreas essenciais”, comentou o deputado ao listar transporte, iluminação, infraestrutura, abastecimento de água e habitação como os principais problemas da cidade. “São temas recorrentes e a população não consegue entender como isso não avança”.
No segundo semestre deste ano, Rotta acentuou as críticas contra o prefeito Amazonino Mendes (PDT) e o ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB). Na época, ele negou que o discurso seja fruto da movimentação política para 2012. “Sou exigente, quero o melhor para Manaus e, com certeza, o melhor não é o que temos acompanhado nos últimos anos”, afirmou por e-mail, o deputado.
Com 44 anos de idade, Rotta se divide entre o parlamento e a apresentação de um programa de TV diário. No pleito de 2010, ele foi o segundo deputado estadual mais votado do Estado, levando cerca de 47 mil votos. Quase todos os eleitores do deputado, segundo ele, são de Manaus.
De’Carli aderiu ao PSDB de olho nas eleições
Após as derrotas nas eleições de 2008 e 2010, o PSDB conseguiu em 2011 uma série de novas filiações, inclusive de alguns políticos com cargos eletivos, dentre eles o vereador Paulo De’Carli. Recém-chegado ao partido, o parlamentar é cogitado como um possível candidato tucano para prefeito.
Em entrevista ao DIÁRIO o parlamentar não confirmou, mas também não negou uma possível candidatura. De acordo com ele, tudo dependerá da decisão do ex-senador Arthur Neto, uma vez que, caso isso ocorra, “todos se unem em torno dele”. Ao ser questionado sobre a razão para ser candidato, o vereador respondeu: “Ser candidato a prefeito de Manaus é o sonho de qualquer homem público. Eu sempre me preparei para o Executivo, até pela minha formação acadêmica. Poderia contribuir mais do que no parlamento”.
Ainda de acordo com  De’Carli, o partido lançará no início deste ano o plano para a cidade. “Esse plano começará a ser discutido com a sociedade, nos mais de 70 bairros da cidade. O PSDB vem com um grupo de pessoas qualificadas que vão sedimentar as medidas para a saúde, educação e transporte coletivo.
Ainda de acordo com o tucano o plano de governo do partido prevê medidas de curto e  longo prazo mas ele foi genérico. “Temos medidas de curto prazo a serem implementadas em 24 meses e a longo prazo, como a reforma urbana da cidade, como a criação dos mecanismos que permitam com que Manaus deixe de ser uma cidade afogada no trânsito”, disse.
O vereador, que era do PDT quando o partido fez parte da base aliada da prefeitura, entre 2004 e 2008, chegou a dizer que “grande parte da classe política faz promessas que não pode realizar” e que o partido “está analisando o orçamento da cidade e instrumentos de arrecadação para saber o que pode ser realizado”.
Serafim prepara retorno à disputa pela prefeitura
As eleições de 2012 devem marcar a volta de Serafim Corrêa (PSB) a uma candidatura majoritária. Aos 64 anos de idade, esta será a quinta vez que o economista, e agora advogado, disputa a Prefeitura de Manaus. Otimista com a aprovação dos eleitores da capital, o presidente de honra do PSB diz aguardar o fim da conversa com o PSDB para uma possível coligação. “Se não der certo, fechamos com o (deputado) Marcelo Ramos, como vice”.
Serafim diz usar uma metodologia baseada em três pontos para decidir se lança candidatura ao Executivo municipal. “Primeiro, é preciso querer ser prefeito. Depois, que o partido queira que eu seja candidato, e terceiro, que o povo queira que eu seja candidato. As duas primeiras já foram alcançadas, falta só a terceira”, comenta. “Mas o sentimento que nós colhemos nas ruas é o melhor”.
As recentes aparições do ex-prefeito de Manaus nas inserções do PSB nos meios de comunicação têm levantado novas críticas sobre o período em que ele administrou a cidade, de 2005 a 2008. Serafim diz estar com a consciência tranquila com a própria gestão. “No período que eu estive na prefeitura, eu fiz o possível com o orçamento que tinha. Hoje, a prefeitura tem R$ 2,5 milhões a mais. Nenhum prefeito vai resolver os problemas da cidade em quatro anos”. Serafim destaca ter adquirido mais equilíbrio e qualificação para a nova disputa eleitoral.
Em 2010, Serafim foi candidato a vice-governador na chapa liderada pelo senador Alfredo Nascimento (PR), juntamente com o PT e o PDT. O ex-prefeito descarta uma nova aliança com as três siglas para 2012. De acordo com ele, o afastamento do PR e o PT se deve ao fato de que as duas legendas também pleiteiam candidaturas majoritárias. “E o PDT, é por causa do (prefeito) Amazonino Mendes”.
“Manaus tem muita coisa a mudar. Vamos elaborar uma proposta de governo e esperar a aprovação do povo”, conclui Serafim.

CONSTRÓI COMEMORA OS SEUS 16 ANOS DE EXISTÊNCIA

A empresa Constrói Material de Construção comemorou neste dia 30 de dezembro de 2011, seus 16 anos de existência, na tarde do dia 30, foi cortado o bolo por seus sócios os irmãos Maia e pelos funcionários da loja, juntamente com os seus clientes. A noite atrás do Posto Letícia, ao lado do GM3, foi realizado a confraternização com os funcionários do grupo, com direito a churrasco e demais iguarias da culinária local. Foi uma festa muito boa mesmo, afinal, motivos é que não faltam para comemorar, pois o grupo está em franco crescimento, com representação na capital do Estado, onde já construiu um prédio e está construindo mais duas torres em área nobre da cidade, para atender a demanda do mercado imobiliário de Manaus. Está também estendendo seus serviços no campo da construção civil para mais de 8 municípios do interior do Amazonas, se destacando como líder no mercado da construção de casas do projeto Minha Casa Minha Vida, onde estão construindo mais de 8.000 unidades em vários municípios do Amazonas, e conta com moderna estrutura de equipamentos e equipe de engenharia de ponta para atender as demandas do mercado. E tudo isso esta sob a liderança do Junior Maia, que administra os bens da família com extrema competência e primazia

COI COMEMORA SEUS 3 ANOS DE EXISTÊNCIA EM GRANDE ESTILO



Este em grande estilo, o COI - Conselho Organizado de Itacoatiara que foi fundado na época da construção da Orla da cidade, trata-se de uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que agrega as pessoas que continuamente se reúnem na praça do Mangueirão apartir das 20:00h, no inicio da Orla Jornalista Agnelo Oliveira. Neste dia 30/12/2011, a entidade fez a sua tradicional confraternização na orla da cidade, no evento de ontem o COI comemorou os seus 3 anos de existência e o aniversário do Sr. Silvio Barros e do Ronaldo Maklouf, que são membros efetivos da entidade. Foi feito um belo discurso pelo presidente Getúlio Lima, que abriu o vento, saudando a todos e parabenizando os aniversariantes do dia, seguido de um brinde regado a vinho de primeira qualidade e do apetitoso jantar. Estive presente dando apoio com a sonorização do evento, a convite do vice-presidente Arnaldo Guerreiro, foi muito legal o evento, organizado e elegante, sem contar com o contexto, pois fazer confraternização e aniversário na orla do Rio Amazonas é muito bom, é algo inigualável. A entidade reúne pessoas de todos os matizes do tecido social urbano. Que se reúnem quase que diariamente no local para se atualizar dos fatos e atos ocorrentes na cidade. Os assuntos em pauta, são sempre decorrentes das ultimas noticias no contexto: político, social, econômico, cultural, infraestrutural, esportivo, em fim, comenta-se sobre todas as noticias fresquinhas da cidade, ao tempo em que se propõe alternativas viáveis para as soluções  desenvolvimento da Velha Serpa. Vida longa ao COI, aos aniversariantes do dia e a todos os seus membros. O COI deseja também a sociedade Itacoatiarense um 2012 venturoso, repleto de realizações.

Diretoria do COI:
Presidente-Getulio Lima, Vice-Arnaldo Guerreiro, 1ª Secretaria Ana, 2º Secretario- Miguel, Tesoureira- Denize, Cerimonial -Tico Barros, Hudson Reis-Diretor de comunicação.

ELEIÇÕES 2012: Estado e municípios proibidos de distribuir bens a partir do dia 1º

A Administração Pública está proibida de distribuir gratuitamente bens, valores ou benefícios a cidadãos a partir deste domingo (1º/1/2012). A conduta é vedada por causa das Eleições Municipais de 2012, pela Lei das Eleições, instruída pela Resolução 23.370 do Tribunal Superior Eleitoral, do último dia 13 de dezembro.
A distribuição de bens, valores e benefícios aos cidadãos em ano eleitoral só é permitida em casos de calamidade pública, estado de emergência ou quando os programas sociais responsáveis pela distribuição forem autorizados por lei e integrarem o orçamento do exercício anterior.
Também a partir deste domingo estão proibidos programas sociais executados por entidade nominalmente vinculada ou mantida por candidato. A proibição vigora ainda que os programas tenham sido autorizados por lei ou façam parte do orçamento do exercício anterior.
A legislação eleitoral proíbe a realização de publicidade institucional entre o dia 7 de julho e o dia da votação, exceto em casos de grave e urgente necessidade pública, autorizados pela Justiça Eleitoral. Mesmo antes desta data, há parâmetros específicos para propaganda dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos ou das respectivas entidades da Administração indireta.
Entre os dias 1º de janeiro e 6 de julho de 2012, as despesas com publicidade não podem exceder a média dos gastos nos três últimos anos que antecedem o pleito ou do último ano imediatamente anterior à eleição, prevalecendo o que for menor. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE .

RENOVAÇÃO NA CÂMARA, DEIXA DE ORELHA EM PÉ OS VELHOS CACIQUES DA POLÍTICA AMAZONENSE!

artur_virgilio_2304
Analistas políticos avaliam que 40% dos vereadores não serão reeleitos. Mesmo com o aumento no número de vagas de 38 para 41, os parlamentares terão dificuldades para retornarem à Câmara Municipal de Manaus (CMM). Com o fortalecimento do PSDB, estima-se que um terço do legislativo municipal será ocupado por filiados do partido, caso o ex-senador Artur Neto decida ser candidato a vereador. Caso apresentem candidaturas próprias ao executivo municipal, sem coligar com outras legendas, PT e PCdoB, devem perder suas cadeiras.
Para os analistas, a mudança no quadro vai aumentar o nível de discussão e exigirá do futuro prefeito um comportamento ético sob pena de sofrer cassação. Na câmara, apenas cinco vereadores entendem os assuntos em colocados em pauta. Os outros apenas concordam sem apresentar qualquer argumento que contrarie o “chefe”. Um sociólogo filiado ao PT disse temer que a impossibilidade de reeleição leve alguns vereadores a praticarem extorção política.
//Rosalvo Reis

Cólera

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A cólera prejudica o repouso da vida e a saúde do corpo; ofusca o entendimento e cega a razão.
(Denis Diderot)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PREFEITURA TURBINA A FESTA DA VIRADA

Público terá (04) quatro opções para festa da virada do ano


Foto: ROBERVALDO ROCHA / SEMCOM

Público terá quatro opções para festa da virada do ano
Bruno & Marrone será a atração nacional na Ponta Negra

Estruturas já estão sendo montadas pela Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus já começou a montagem das estruturas para os réveillons da Cidade. Na Avenida Itaúba, Colônia Antônio Aleixo, sambódromo e Ponta Negra os trabalhos terminam nesta quinta-feira, faltando apenas detalhes que serão feitos na sexta-feira.

De acordo com o secretário da Manaustur, Arlindo Júnior, todos os locais contarão com uma estrutura preparada para atender um grande público além de uma área especial para cadeirantes.

Para festejar a chegada de um novo ano a Prefeitura preparou eventos que agradam todos os públicos. Bruno e Marrone na Ponta Negra; Calcinha Preta na Zona Leste e Thales Roberto no réveillon gospel do sambódromo. Além das atrações locais que cantam do boi bumbá ao forró.

Um esquema especial de segurança já foi montado para garantir a tranqüilidade nos quatro pontos de festa envolvendo todas as secretarias do Município, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Metropolitana, Marinha, entre outros.

Característica principal de toda virada de ano,   o show pirotécnico será um atrativo a mais para quem decidir virar 2012 na festa de réveillon da cidade realizada pela Prefeitura de Manaus.

PROGRAMAÇÃO REVEILLON 2012

PONTA NEGRA – ZONA OESTE (Início: 21h  / Término: 04h00)


ATRAÇÕES
Banda Contregun
Renato Freitas
Tony Medeiros
Prince do Boi
Fabiano Neves
Zezinho Corrêa
Nunes Filho
Cileno
Márcia Siqueira
Simone Ávila
Lucilene Castro
Vilsinho
Rodrigo Raniely
BRUNO & MARRONE (NACIONAL) 00h30 a 02h00
Forró Festança

AVENIDA ITAÚBA – ZONA LESTE (Início: 21h  / Término: 05h00)
ATRAÇÃO
Loka Tentação
Klinger Araújo
Leonardo Castelo
Márcia Novo
Marcos Paulo
Leandro Leal
Rosemere Rocha
Lucevilson de Souza
Lívia Mendes
Herlon do Raça
Fátima Silva
CALCINHA PRETA (NACIONAL)
Embalasamba
Forró Gaiato

COLÔNIA ANTÔNIO ALEIXO – ZONA LESTE (Início: 20h  / Término: 04h00)

ATRAÇÃO
DJ
Banda Som Livre
Banda No Comando
GRES do Coroado
Banda Contregun
Banda Forró Arretado

SAMBÓDROMO  – ZONA OESTE  (Início: 21h  / Término: 05h00)

ATRAÇÃO
Gilmar Brito
Banda Deep
Queima de Fogos / Pregação
Thalles Roberto (NACIONAL)
Banda Templos
Beto e Érika
Banda Kirk
Banda Zion
Banda Jubillus
Ministério Atraídos
Entre outras


fonte: Samya Feitosa - Assessora de Comunicação
Fundação Municipal de Turismo - Manaustur

ACADEMIA ITACOATIARENSE DE LETRAS, COMEÇA A REFORMA DO PRÉDIO HISTÓRICO ONDE FUNCIONARÁ A SUA SEDE





Com muito esforço, os membros da Academia Itacoatiarense de Letras, estão começando a executar o serviço de reforma do prédio histórico da rua Ruy Barbosa, onde funcionará a sede permanente da entidade. Na primeira etapa foi feita uma limpeza no terreno e neste momento estamos colocando as novas janelas e portas do palacete da AIL.

A PROGRAMAÇÃO DO REVEILLON DE ITACOATIARA ACONTECERÁ NO CENTRO DA CIDADE



O Reveillon  acontecerá no boulevard da Av. Parque, na área compreendida entre a praça do Mirante e a praça da Catedral. Onde será construído um palco, que terá uma banda de Manaus como atração e a apresentação de bandas de Itacoatiara. Meia noite será feito o show pirotécnico, brindando a chegada de 2012.

IFAM lança projeto de implantação em Itacoatiara


Maquete eletrônica das instalações físicas do IFAM de Itacoatiara






Ontem às 14:00h no auditório do ICET/UFAM, foi lançado oficialmente o projeto de implantação do IFAM – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Itacoatiara.

O evento foi marcado pela representação massiva de funcionários da prefeitura de Itacoatiara e da população itacoatiarense. Em seu discurso caloroso, o magnífico reitor do IFAM/Amazonas João Dias, declarou da sua obstinação em trazer o IFAM para Itacoatiara, e que o projeto foi paralisado a anos atrás, por falta de interesse da administração publica municipal e que desta vez, o houve interesse por parte do prefeito Antonio Peixoto e da Câmara Municipal, que fizeram todos os procedimentos necessários para viabilizar a vinda do IFAM para Itacoatiara. A câmara ainda neste m6es de dezembro, aprovou a permuta e a doação de um terreno de 15 hectares para a locação do IFAM e da implantação do novo campo santo da cidade. É importante relembrar que em 1997, o ex-prefeito Mirom Fogaça, no Governo de Amazonino Mendes e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com o apoio do ex-chefe da casa civil do Governo Federal Arthur Neto, que deram o pontapé inicial nesse processo, quando conseguiram através de recursos do FNDE, a construção da Escola Agrícola de Itacoatiara Francisco Fiúza Lima, localizada no Km 8 da estrada AM-010. Todavia o Mirom inaugurou a obra no ultimo dia de seu mandato, e seu sucessor Mamoud Amed deixou a obra parada por ter encontrado irregularidades na execução e na prestação de contas da obra, o que causou problemas na aprovação da execução do referido convênio. Ano passado, o prefeito Peixoto, doou para a UFAM a área destinada a Escola Agrícola de Itacoatiara, voltando tudo para a estaca zero, a UFAM ampliou o seu patrimônio, mas a Escola Agrícola foi de uma vez por todas estirpada de Itacoatiara. Para tanto, a Prefeitura e Câmara enfrentaram uma verdadeira maratona, para conseguir um novo terreno e colocar novamente ao ensino técnico de Itacoatiara. O antigo prédio ficou 12 anos entregue a sua própria sorte, sufocando toda a esperança da juventude itacoatiarense fazer um curso técnico. Cujo sonho vem desde os tempos do movimento estudantil da antiga UESI, quando o grupo de jovens membros da antiga diretoria da União dos Estudantes Secundaristas de Itacoatiara:   Zacarias do INSS,  Ana Oliveira, Genildo Oliveira, Frank Chaves, Tony Ramos, Yara Benchimol o Marques Rebelo, irmão do Adanilton que hoje é funcionário do IFAM. Depois o Sandra Lima, o Valdiney, o Gilson, o Rodrigo Rodrigues e muitos outros jovens sonhadores, que lutaram para a implantação da escola agrícola e técnica em Itacoatiara. Pois na época, muitos itacoatiarenses se dirigiam para a escola agrícola de Manaus, localizada na estrada Manaus-Itacoatiara, conhecida popularmente como paredão. Lá estudaram: o Jordão, o Carlos Lima, o vereador A.I.Neto, o Prof. José Carlos e muitos outros itacoatiarenses. Lembro na época, entre a década de 80 a 90, que muita gente ficou na vontade, pois além de ser em Manaus, a mensalidade era muito cara, e se tratava de sistema de internato, isso exigia inclusive um alto investimento em vestuário e material didático, fatores que limitava só as famílias mais abastadas da cidade, colocar os seus filhos na escola agrícola, assim como, instalá-los em Manaus para fazer a Escola Técnica, que também formou muitos jovens de Itacoatiara, o presidente da Câmara Dr. Raimundo Silva, assim com o Alexesandre Rock e outros, foram ex-alunos da antiga Escola Técnica do Amazonas, atual IFAM. Isto prova o interesse dos itacoatiarenses pelo ensino técnico profissionalizante, fato agora consumado com a outorga da doação do terreno pelo município de Itacoatiara ao IFAM. O fato que toda essa história de luta, da juventude itacoatiarense e abraçada pelo ex-prefeito Miron, contando com interesse do atual prefeito e da câmara de vereadores, e com o interesse velado do Reitor do IFAM João Dias, que confessou em seu discurso, de sua vontade “em trazer o IFAM para Itacoatiara, mas não encontrava interesse da outra parte”, problema agora superado. Foi anunciado pelo reitor também, que o IFAM de Itacoatiara vai gerar em torno de 60 vagas para professores, 40 vagas para técnicos no quadro fixo, e em torno de 90 para auxiliares de serviços gerais, que prestarão serviço para empresas terceirizadas. Foi também apresentada a maquete eletrônica do Campus do IFAM de Itacoatiara, que vale ressaltar, é um projeto arquitetônico lindíssimo. Tem previsão pra começar as obras ainda no primeiro semestre  de 2012, com inauguração prevista para 2013. Todos que se fizeram presentes no evento ficaram empolgadíssimos com o projeto. No final do evento, o estafe do IFAM, se dirigiu ao terreno localizado na estrada, para verificar o terreno in loco. Devo considerar que foi um dos melhores eventos que a Prefeitura já organizou, estava tudo impecável, o Buffet, a decoração do auditório, o serviço de recepção. Acho que já era sem tempo, para a Prefeitura organizar os seus eventos com cara de evento publico e não com aspecto incompatível com o que representa o status do município de Itacoatiara, no contexto dos demais municípios do Amazonas, por sua importância histórica, por sua importância econômica e estratégica no Estado. É importante salientar do trabalho de bastidores efetivado pelo Secretario de Educação Claudemilson Oliveira, que se empenhou bastante para o sucesso do evento. Pessoa na qual parabenizamos o sucesso do evento. Também não pude deixar de notar o empenho da Secretaria de Assistência Social e do cerimonial no cuidado organizacional do evento. Foi um das poucas vezes, que ficou notória a sincronia das secretarias na realização de uma solenidade tão importante, até o prefeito que costuma se apresentar de forma não convencional, desta vez, estava de paletó completo, a altura do cargo para o qual foi investido. Em fim, parabenizo a organização pela qualidade do evento, e parabenizo a população itacoatiarense por essa conquista. A Madre Rita de Cássia Dias profetizou que Itacoatiara, nasceu para “CRESCER, VIVER E REINAR”, penso que a profecia está se cumprindo, apesar dos pesares, mas ninguém segura Itacoatiara, de encontrar-se com o seu destino, de baliza do Médio Amazonas, de pedra guia do Rio Amazonas, de cidade pólo da 8ª região do Amazonas, como senhora do seu destino. Que tem tudo para ser a maior potencia econômica do interior do Amazonas, basta um pouco de vontade política, de empenho de toda sociedade e de discernimento do eleitorado, no que tange a fazer escolhas conscientes, racionais e não emotivas, para colocar de fato Itacoatiara na rota do desenvolvimento.

Placa de inauguração da Escola Agrícola de Itacoatiara, localizada na Estrada AM-010, próximo a ponte do jacarezinho foto Frank Chaves - 11/06/2009

Blocos de salas de aula da Escola Agrícola de Itacoatiara Francisco Fiúza Lima - foto Frank Chaves 11/06/2009

Auditório do ICET/UFAM - foto Frank Chaves-27/12/2011
Discurso do presidente da Câmara em exercíco Ver. Arialdo Guimarães - foto Frank Chaves-27/12/2011
Profo. Frank Chaves e o Reitor do IFAM/Amazonas João Dias
Alunos do curso ténico do IFAM/Novo Remanso - Reitor João Dias - Ver. Arialdo e Pref. Peixoto

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Polo da Ufam em Itacoatiara, no AM, oferecerá Mestrado em 2012

Inscrições serão abertas com lançamento do edital na página da pró-reitoria. A primeira turma será formada por 12 mestrandos

Girlene Medeiros Do G1 AM
Comente agora
Mestrado é um dos oito projetos aprovados pela Capes para a região norte. (Foto: Ufam/Divulgação) 
Mestrado é um dos oito projetos aprovados pela Capes para a região norte. (Foto: Ufam/Divulgação)
 
O polo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de Itacoatiara, município localizado a 176 km de Manaus, terá o mestrado interdisciplinar "Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos", no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), a partir de 2012. O curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e divulgado esta semana.
A primeira turma será formada por 12 mestrandos e terá início em 2012. De acordo com informações da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da universidade, as inscrições serão abertas em breve com o lançamento do edital na página da pró-reitoria. O mestrado é o primeiro a ser oferecido em um município do interior da Amazônia Ocidental.
Segundo informações da Ufam, o mestrado faz parte de articulações de diferentes setores da universidade que agilizou a aprovação do projeto. A proposta foi aprovada por meio da 132ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada na primeira quinzena de dezembro, em Brasília (DF).

Na reunião, oito projetos de cursos acadêmicos da região norte foram aprovados. Quatro no estado do Pará, dois em Roraima, um em Rondônia e um no Amazonas.

F E L I Z - 2 0 1 2

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CONVITE! PARTICIPE HOJE DA AUDÊNCIA PÚBLICA PARA A IMPLANTAÇÃO DO IFAM EM ITACOATIARA

Acontecerá nesta terça-feira (27) de dezembro de 14 às 18h, no auditório do Instituto de Ciência Exatas e Tecnologia – ICET/UFAM, a audiência pública de implantação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Participe, fique por dentro do projeto de construção da estrutura física, dos cursos a serem implantados e dos demais benefícios que o Instituto Federação de Educação Ciência e Tecnologia - IFAM vai trazer para o município de Itacoatiara. É mais uma prova que a nossa estratégica posição geográfica, põe Itacoatiara como polo irradiador de desenvolvimento ciêntífico e econômico do Médio Amazonas. A pedido do IFAM a Prefeitura estará promovendo o evento. Até porque, um pouco de vontade política pode facilitar o encontro do caminho das pedras que alicerçam hitoricamente a nossa abençoada Itacoatiara, que precisa a cada dia proporcionar dias melhores para os seus municípes.


Vale ressaltar que a Câmara Municipal de Itacoatiara, em sessão ordinária ainda neste mês de dezembro, aprovou termo de permuta de um terreno, seguido de doação, para a construção do IFAM em Itacoatiara. Trata-se de uma área de 8.000m2 que fica localizada na estrada Vital de Mendonça (AM-010), na bifurcação da estrada da Penha, quase em frente ao Bar do Chales Brow, ao lado do terreno do IFAM, foi determinado também a locação do novo Cemitério Público de Itacoatiara. 










Campus Manaus - Centro
Campus Manaus - Distrito Industial
Campus Coari
Campus São Gabriel da Cachoeira
Campus Manaus - Zona Leste
Campus Presidente Figueiredo
Campus Lábrea
Campus Maués
Campus Tabatinga
Campus Parintins
.Campus de Itacoatiara


Em breve ITACOATIARA, estará compondo a rede dos Campus do IFAM no Amazonas. 2012 é o ano, e nós estaremos torcendo e apoiando esta iniciativa, para o avanço do conhecimento e para qualificação da mão de obra local, cujos fatores irão impulsionar o desenvolvimento socioecomico da Velha Serpa.

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA