sexta-feira, 23 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - Alerta para contaminação de mananciais na Amazônia

Alerta para contaminação de mananciais na Amazônia

A construção desordenada de poços artesianos coloca em risco a conservação dos lençóis freáticos e fontes de água.

Vanessa Brito - jornalismo@portalamazonia.com
Foto: Arquivo/Portal Amazônia

No dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22), o alerta é para a falta de gerenciamento dos recursos hídricos. O fator é uma ameaça para a conservação do manancial que pode estar com os dias contados. O Amazonas possui a maior reserva de água doce do mundo, mas isso pode acabar. Na avaliação do gerente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antônio Oliveira, a construção desordenada de poços artesianos coloca em risco a conservação das águas subterrâneas e das fontes de água da bacia amazônica – e pode levar à escassez do recurso.
A água usada para abastecer a maior parte dos moradores das zonas Leste e Norte e dos municípios do interior não vem do rio, mas do subsolo. A concessionária Águas do Amazonas monitora um total de 129 poços só em Manaus. A população também conta com o serviço de carros-pipa para ter acesso ao líquido nas casas, ao pagar uma quantia que chega até R$ 80 por mês. Segundo Marco Antônio, o problema está no descaso do Poder Público e Setor Privado na distribuição de água. A falta de conhecimento sobre a perfuração de poços também acarreta outros prejuízos.
Os reservatórios naturais acima de 200 metros do subsolo já estão contaminados pela ausência de coleta e tratamento adequado do esgoto. No interior do Estado, a situação é mais crítica. O serviço não chega às comunidades ribeirinhas. “Não temos um sistema de coleta adequada, pois a cobertura de tratamento de esgoto não chega a 7% em toda a cidade de Manaus”, alegou. A situação mostra o contra-censo da realidade. “Em áreas como o Oriente Médio, a escassez de água existe, mas aqui nós temos o recurso, o que falta é gerenciamento’, alegou.
O problema de abastecimento mostra um futuro preocupante: a abundância dos recursos pode estar com os dias contados. A análise é de uma pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e CPRM. O mau uso e a falta de normas ocasionam a exaustão de poços artesianos na cidade. A água de qualidade antes encontrada a menos de 120 metros, agora só é possível ser explorada em perfurações de até 200 metros de profundidade. Em perfurações além desta cota, a água não serve mais para o consumo por ser salgada . “As águas subterrâneas mais rasas em torno de 30, 40 e 50 metros já estão contaminadas. A água abaixo de 200 metros de profundidade é a única própria para o consumo”, explicou.
A ausência de coleta não ocasiona apenas a contaminação das águas subterrâneas mais rasas, mas a dos igarapés e fontes de águas urbanas. “No decorrer dos últimos dez anos, a degradação dos rios e das fontes de água piorou e isso não vale só para Manaus, mas para todas as cidades do Brasil. A população cresceu mais do que a capacidade do gestor de levar a coleta de esgotos e esses dejetos vão direto para os igarapés”, salientou. Um ciclo vicioso que pode prejudicar a saúde do consumidor final. “A população acaba tomando essa água contaminada, o que acarreta em problemas de saúde e doenças como a hepatite”, alertou Oliveira.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA