domingo, 25 de março de 2012

ITACOATIARA CORRE RISCO DE SER ATINGIDA POR UMA DE SUAS MAIORES ENCHENTES DA HISTÓRIA

Rua Estrada Stone, alagada na cheia de 2009 - foto: Eliakim Marques


O bairro da Jauary, mais precisamente a Estrada Stone, totalmente tomada pela grande cheia de 2009. A foto espetacular do fotografo Eliakim mostra o estado da rua comercial do nosso aconchegante bairro do Jauary. Ao tempo em que chamo atenção que o Rio Amazonas está enchendo 4cm por dia, e já ultrapassou a marca da ultima maior cheia, segunda a régua de medição do cais do porto. Isto serve de alerta para a famosa Defesa Civil de Itacoatiara, que parece está apática a tudo isso. 

Acordem por favor, defendam o nosso povo que mora em áreas baixas da cidade e nas áreas de risco, pois os dados apontam que essa vai ser a maior cheia de todos os tempos, e mais vale prevenir do que remediar. Já é hora da Prefeitura estar tomando suas providencias, para não ser pega de surpresa e nem deixar o povo a mercê da sua própria sorte, e depois botar a culpa em São Pedro, eximindo assim a competência a quem de direito, que deveria se antecipar aos fatos! Por isso recomendo as pessoas que moram ou tem negócios nessas áreas, que tomem as devidas providências, e não esperem por um milagre, sejam prevenidos enquanto as devidas providências por parte do Poder Publico não chegam!

Os moradores do Jauary também sabem disso, os carpinteiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura que constroem as celebres pontes de madeira sobre as ruas inundadas, também sabem disso. Quem mais que não sabe disso, por isso mesmo é que acho que um plano emergencial já deveria ter sido apresentado pelo Poder Público e posto em prática imediatamente, para não deixar a nossa cidade em situação crítica, até mesmo correndo o risco de ficar isolada. Pois o nível dágua do aterro da poranga está também subindo vertiginosamente. E tenho dados históricos das cheias que este município já sofreu. 

O Estado do Acre, foi noticia nacional, por ter sido inundado quase que totalmente, onde centenas de famílias ficaram desabrigadas. E a nossa cidade está em risco de ser atingida e providências urgentes devem ser tomadas, antes que seja tarde demais.
 
Vamos orar, rezar e torcer muito, para que isso não ocorra. Mais acho que o Poder Público tem responsabilidade civil e deve cuidar bem do seu povo e por isso deveria já estar pondo em prática medidas de prevenção urgentes para evitar maiores problemas!

Placa do terminal de captação de dados do Agência Nacional de Águas, localizada ao lado do cais do porto de nossa cidade (REDE HIDROMETEOROLÓGICA) de Itacoatiara.

Régua do Porto que acompanha o nível das águas do Rio Amazomas

Agência Nacional de Águas - (REDE HIDROMETEOROLÓGICA) de Itacoatiara.


Um comentário:

Frank Chaves disse...

Você sabe qual é uma das principais diferenças entre Itacoatiara e Parintins!
A diferença é o fato de que Parintins está sempre se antecipando aos fatos e Itacoatiara sempre está correndo atrás do prejuizo!

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA