segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ponte do Ipixuna - Rio Arary, na época da seca, atualmente avariada.
Porto da cidade, se encontra interditado, apoiado por um rebocador e cabos provisórios

Ponte da Poranga - assolada pela erosão

Com a força da enchente e o estado precário do nosso velho porto, da ponte da poranga e da conservação das velhas pontes de concreto e principalmente as construídas em madeira do nosso município estão no limite de sua capacidade estrutural. Recentemente fui informado que caiu a ponte do Ipixuna no Rio Arary e hoje caiu a ponte do "bairro" do centenário. A ponte do bairro Jardim Adriana já está totalmente submersa e em risco de desabar também. O nosso município está de novo ficando ilhado, isolado e desolado. Que Deus nos ajude e tenha piedade de todos nós!
Afinal já estamos em pleno século XX, na era do aço, do concreto e da tecnologia e o nosso município continua com essas práticas construtivas ultrapassadas, retrógadas e sem visão de futuro. Isso é uma vergonha.
Entra ano e sai ano e as questões mais básicas do município não são resolvidas. E as administrações e os governos só fazem remendar ponte, tapar buraco e a dar a Itacoatiara migalhas. Nossa cidade é tratada como uma comunidade rural de quinta categoria, como se fosse filha enjeitada. Cadê o governador, os deputados, os senadores. Em fim, aqui só serve para encher os seus paneiros de votos e mais nada. Depois quando falam que o povo tem o governo que merece, ainda tem gente que fica com raiva. É assim mesmo, vão apanhar até quando tomarem vergonha na cara. 
Quanto a força da natureza, é uma fato conhecido de todos, não é surpresa, pois essa já é a quarta grande cheia do Rio Amazonas. Fato suficiente para os tomadores de decisão se planejarem em cima disso. E não ficarem simplesmente choramingando pelos cantos e botando a culpa em São Pedro. Sabe o que é minha gente, esse povo não tem projeto de futuro para o nosso município, somente a vontade de tomar o Poder pelo poder, firmado na velha destribuição de interesses pessoais e cargos, sem um projeto de governo consistente, firmado em um plano de metas de cunho científico. Só se concentram em resolver problemas rotineiros, se esquecendo que Itacoatiara não é mais uma Vila provinciana do século XVIII, e sim uma das mais importantes cidades da Região Norte, pela sua posição estratégica, por ter quase 100 mil habitantes e por ser o segundo colégio eleitoral do Amazonas. Talvez ao longo do tempo, tenhamos tido politicos de pouca visão global do contexto, acometidos da milpia singular daqueles que só olham no máximo em redor de suas cercânias patrimonias e eleitorais.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA