domingo, 22 de setembro de 2013

Capela de São Francisco - patrimônio histórico e arquitetônico de Itacoatiara



Frank Chaves - A capela de São Francisco, foi construída no século XIX pela família Lima Verde, que possuía residência em frente ao terreno da referida capela. Segundo depoimentos, a construção da capela se deu em razão de uma promessa feita por um membro da família Lima Verde, em decorrência de um de seus filhos ser a afetado por uma perigosa ferida na perna, em razão disso, foi feita uma promessa, caso a criança, que praticamente estava desenganada escapasse, a família construiria uma igreja em honra e graça a São Francisco. Sendo a graça alcançada, a família ergueu a igreja em terreno de sua propriedade, que depois foi repassado a Prelazia de Itacoatiara. Há no interior da capela, um altar feito em madeira de lei, que apresenta uma pequena estátua rústica de São Francisco, que possivelmente foi feita pelas mãos de um promesseiro, podendo ser ele, o próprio pai da criança vitimada e que foi curada por São Francisco. 

O pequeno templo religioso, apresenta estilo arquitetônico neoclássico, e fica situado no centro da cidade, em frente ao prédio que a Academia Itacoatiarense de Letras - AIL está restaurando, para ser sua sede permanente. Há o desejo de alguns dos membros da AIL que a entidade, também possa reabilitar a pintura da referida igreja, a qual se incorpora ao conjunto arquitetônico do centro da cidade, a saber: Capela de São Francisco e palacete da Academia Itacoatiarense de Letras.

Vale ressaltar que o Sr. Joaquim Alves de Lima Verde, que foi ex-prefeito interventor de Itacoatiara em 1901, foi o construtor da capela e possuía casa em frente a referida edificação, residência que hoje pertence aos padres mexicanos. Joaquim era bisavô do nosso amigo Paulo Jacob São Thiago que é odontólogo e professor da UFAM e do economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil, de 1995 a 1999 Gustavo Franco, que teve participação central na formulação, operacionalização e administração do Plano Real. Gustavo é filho do itacoatiarense Guilherme Arinos Lima Verde, filho do ex-prefeito da Velha Serpa, que foi ainda jovem assessor particular do ex-presidente Getúlio Vargas e um dos idealizadores e fundadores do BNDES.


No município de Itacoatiara, existe uma Escola que funciona na zona rural, que tem o nome de Joaquim Alves de Lima Verde como seu patrono.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA