sábado, 21 de setembro de 2013

Em Manaus, arborização pública continua privilégio do Centro

Apesar de ter fragmentos verdes, Manaus carece de árvores em ruas e avenidas

MANAUS - Em meio a maior floresta tropical do planeta, falta arborização na segunda cidade mais populosa da Região Norte: Manaus. A constatação é da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau). Apesar de várias áreas com fragmentos florestais dentro da cidade, nas vias públicas árvores continuam um privilégio do Centro.
Vista aérea dp Centro de Manaus, uma das poucas áreas com arborização pública na cidade. Foto: Chico Batata/Agecom-AMVista aérea dp Centro de Manaus, uma das poucas áreas com arborização pública na cidade. Foto: Chico Batata/Agecom-AM

“Ainda falta arborização em Manaus”, indicou a diretora regional norte da Sbau, a engenheira florestal Maria Eliane Ramos Ferreira de Sousa. O que impede a presença maciça de árvores na cidade, segundo Maria Eliane, é a estrutura das grandes ruas e avenidas de Manaus. “Os canteiros centrais são estreitos demais para receberem árvores”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o Centro da cidade é mais arborizado por ser uma área com grande número de praças e canteiros centrais. Em termos de fragmentos florestais, é possível ver vegetação em áreas como o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), Parque do Igarapé Mindu, Reserva Florestal Adolpho Ducke, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Aeroporto Ponta Pelada e Parque Nascentes do Mindu, segundo pontuou a Semmas.

A secretaria informou ao Portal Amazônia que as áreas menos arborizadas são aquelas onde as ocupações irregulares implantam-se e a cobertura vegetal é eliminada. Atualmente a zona Norte de Manaus registra o maior número de invasões, porém, em contrapartida, é a área onde está a maior incidência de quintais arborizados.

Desde de janeiro deste ano, a Semmas contabiliza 2,3 mil árvores plantadas em vias urbanas, frente a 61 mil mudas distribuídas para plantio pela própria população, em quintais de residências.
A diretora regional norte da Sbau disse acreditar que a população tem papel importante no processo de arborizar a cidade. “As pessoas podem ajudar plantando mudas em seus quintais, não depredar a vegetação que já existe e ajudar a regar as mudas plantadas próximas de suas casas”.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) de Manaus está trocando a camada asfáltica e reformando calçada, meio-fio e canteiro de algumas vias da cidade. A reportagem questionou quais locais receberiam árvores. A resposta é desanimadora. Nenhuma das ruas e avenidas em obras ou com reforma prevista vai receber árvores. A estrutura das via será refeita, mas o tamanho de canteiros e calçadas vai permanecer inalterado.

Espécies
Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus prevê a predominância de espécies nativas regionais em projetos de arborização de ruas, avenidas e de terrenos privados, respeitando o percentual mínimo de 70% de espécies nativas.
As espécies plantadas por servidores da Prefeitura e distribuídas à população são pau-pretinho, ingá-xixica, jutairana, munguba, seringueira, mogno, ipê branco, ipê amarelo, ipê roxo e sumaúma, informou a Semmas. A cota de 30% de espécies exóticas que podem ser plantadas é preenchida pelo oiti.
O diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), o arquiteto e urbanista Roberto Moita, defende o uso de espécies exóticas na arborização local. “Existem casos de plantas nativas que não aguentam a poluição da cidade e o calor do asfalto. Algumas espécies que não são locais, mas são tropicais, se adequam melhor ao ambiente das cidades”.

Benefícios das árvores
Os benefícios de morar em uma cidade arborizada são inúmeros, de acordo com diretora regional norte da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. “As árvores proporcionam conforto ambiental para a população, criam sombras, amenizam o calor, abafam ruídos e servem de proteção natural para ventos fortes“, garantiu a engenheira florestal. O gestor do Implurb destacou que locais arborizados ficam mais humanizadas e aparentam ter mais vida. “Além de tudo, árvores são fundamentais para a redução de microclimas e da temperatura média das cidades”, completou o urbanista.

Quer plantar uma árvore?
Em Manaus, a Semmas mantém oito pontos fixos de distribuição gratuita de mudas de árvores. Cada pessoa pode pegar até cinco mudas, a cada 30 dias. Confira os endereços:
- Parque Ponte dos Bilhares: entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, s/nº, bairro Chapada;
- Parque Lagoa do Japiim: Avenida Coronel Rodrigo Otávio, s/nº, bairro Japiim;
- Parque Municipal Nascentes do Mindu: Rua Andorinhas, nº 1, bairro Cidade de Deus;
- Jardim Botânico da Reserva Florestal Adolpho Ducke: Avenida Uirapuru, s/nº, bairro Cidade de Deus;
- Parque Municipal Igarapé Mindu: Avenida Maneca Marque, s/nº, bairro Parque 10 de Novembro;
- Viveiro Municipal da Prefeitura de Manaus: Avenida Danilo Areosa, nº. 1.672, bairro Distrito Industrial;
- Feira do Cigs: Avenida São Jorge, nº 750, bairro São Jorge;
- Feira do Cassam: Avenida Presidente Kennedy, s/nº, bairro São Lázaro.


Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA