domingo, 29 de dezembro de 2013

Caprichoso anuncia toadas selecionadas para compor CD e DVD de 2014, no Amazonas

Gravação do CD está marcada para 15 de fevereiro. Ensaios técnicos começam na primeira quinzena de 2014

MANAUS - Em um processo divido em três fases, o boi-bumbá Caprichoso anuncia a escolha de 28 toadas que devem compor o CD e DVD 'Táwapayêra', de 2014. Pela primeira vez, o torcedor do boi de estrela azul pôde participar do processo de seleção por meio do site. As toadas foram anunciadas na noite do dia 21, no Curral Zeca Xibelão, no município de Parintins.
Agremiação folclórica defende tema Táwapayêra, referência à Aldeia Mística na língua Nheegatu. Foto: Pitter Freitas/Boi CaprichosoAgremiação folclórica defende tema Táwapayêra, referência à Aldeia Mística na língua Nheegatu. Foto: Pitter Freitas/Boi Caprichoso

No total, foram inscritas 148 toadas genéricas, entre livres, itens individuais ou coletivos e desafio. E ainda 52 toadas estratégicas, dentro dos temas: lendas amazônicas, tribais, rituais indígenas, celebração ou exaltação folclórica, toada, letra e música, toadas temáticas e toadas defesa do tema.
O processo de escolha seguiu o seguinte critério: as toadas genéricas passaram por uma avaliação de 18 conselheiros musicais em duas fases. As 28 toadas selecionadas foram avaliadas, em seguida, em audição no curral do Caprichoso, pelos sócios e segmentos do boi. Por fim, as 22 toadas escolhidas foram dispostas para a audição dos torcedores no site oficial do Boi Caprichoso, onde classificaram as melhores. Foram computados 3.147 votos.
Foram registrados votos e participações de torcedores de todo o Brasil, como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Fortaleza, assim como cidades de interior: Piracicaba (SP), Guajará-mirim (RO) e Santarém (PA). Países como Estados Unidos, França, Bolívia, Peru e Alemanha também tiveram votos apurados.
Durante o período de votação do público, de 1 à 7 de dezembro, foram contabilizados mais de 50 mil acessos às toadas. Retornam ao CD do Caprichoso em 2014, os compositores Ronaldo Barbosa, Hugo Levy, Simão Assayag, Zezinho Cardoso e Mailzon Mendes. Os novos nomes que completam a produção são Gonzaga Blantez, Junior Pontes, Gerlean Brasil, Paulinho Medeiros, Junior Dabela, Joel Almeida, Juarez Lima Filho, Giselle Araújo e Ozias Yaguare Yamã.
Para o presidente do recém-criado conselho musical e conselho de artes do Caprichoso, Mauro Antony, este foi um trabalho desafiador. "O desafio maior é não se envolver, julgar a letra, ritmo e sentimento. Nossos membros são maestros, levantadores de toadas, instrumentistas, radialistas, comunicólogos, produtores musicais, mestres da marujada. Galera. Isso sem dúvida será o diferencial do nosso CD, uma análise mais exigente", explica Antony.  
A diretoria do touro Negro confirmou ainda para o dia 15 de fevereiro a gravação do CD e DVD com as toadas inéditas. 'Táwapayêra', tema que será defendido pela agremiação azulada no proximo ano, é uma palavra de origem da língua 'Nheengatu' - matriz de outros dialetos indígenas - e faz referência a "Aldeia Mística". Os ensaios técnicos para a gravação terão início na primeira quinzena de 2014.

Confira a lista das toadas escolhidas:
O Rítmo é de Boi (Galera), composição de Adriano Aguiar Boi Brasileiro (Celebração Folclórica), composição de Geovane Bastos e Adriano Aguiar Caprichoso, Amor Perfeito (Galera), composição de Mauricio Filho, Ademar Azevedo e Pelado Jr Wayana-Apalai (Lenda), composição de Gabriel Moraes, Juarez Lima Filho e Joel Almeida Advertência (Desafio), composição de Simão Assayag e Iézen Rocha Ritual Yanomami (Ritual), composição de Alder Oliveira e Marcos Lima Arena de Sonhos (Galera), composição de Hugo Levy e Mailzon Mendes Naiades (Lenda), composição de Ronaldo Barbosa Perfeita Simetria (Boi Bumbá- Evolução), composição de Cristiano Cordeiro, Marlon Oliveira, Délio Diniz e Roberto Jr Pavilhão Azul (Livre), composição de Paulinho Medeiros, Junior Dabela e Romildo Freitas Marujeiro Torcedor (Marujada), composição de Giselle Araújo Maracás do Rio Negro (Tribal), composição de Ronaldo Barbosa Táwapayêra (Tribal), composição de Paulinho DU Sagrado Mérito de Paixão (Livre), composição de Zezinho Cardoso e Mailzon Mendes Cordel Caboclo (Celebração Folclórica), composição de Ericky Nakanome, Alder Oliveira e Tarcísio Coimbra Aldeia Mística (Celebração Folclórica), composição de Ronaldo Barbosa Mirakawera (Ritual), composição de Geovane Bastos, Adriano Aguiar e Ozias Yaguare Yamã Item 19 (Galera), composição de Junior Pontes e Mailzon Mendes Sehayapóri (Lenda), composição de Geovane Bastos e Alquiza Maria Aí... Barra (Desafio), composição de Bené Siqueira Guerreira da Mística Aldeia (Cunhã-poranga), composição de Ademar Azevedo e Mauricio Filho Estrela Angelical (Sinhazinha), composição de Mailzon Mendes, Zezinho Cardoso e Tinho Pessoa Ritual Urotopiãg Maragua (Lenda), composição de Gerlean Brasil e Ozias Yaguare Yamã Caprichoso, Estrela de David (Livre), composição de Gonzaga Blantez Realeza Azul (Rainha do Folclore), composição de Edilson Santana A Galopada (Vaqueirada), composição de César Moraes Tocaia (Tribal), composição de Adriano Aguiar, Valter Pinto, Felipe Sicsú e Lindolfo Moreira Acalanta (Livre), composição de Simão Assayag e César Moraes

Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA