quarta-feira, 23 de abril de 2014

O Arco do Triunfo de Itacoatiara/AM

Arco do Triunfo - Década de 60 - (foto arquivo IBGE)



Arco do Triunfo - 2008



O antigo Arco do Triunfo de Itacoatiara, foi inaugurado em 5 de setembro de 1965, por ocasião da inauguração da estrada Torquato Tapajós, que depois passou a se chamar rodovia Vital de Mendonça, pelo fato do Deputado Vital de Mendonça, ter falecido na queda de um avião que ocupava, quando se dirigia a Itacoatiara, sua terra natal. O acidente chocou a cidade na época, o avião caiu no atual bairro da Prainha, próximo a AABB. 

A ideia foi inspirada no famoso Arco do Triunfo de Paris, fato já concebido em 1928, pelo ex-prefeito Isaac Peres, quando projetou a então Avenida Ruy Barbosa, atual Avenida Parque, cujo logradouro foi de igual forma, inspirado no também famoso Champs-Élysées parisiense, que justamente, se encerra no Arco do Triunfo.

Avenida Parque - Decada de 70 - (foto arquivo IBGE)
Champs Elysees de Paris


Originalmente situava-se, na esquina da Avenida Parque com a rua Benjamim Constant, mais precisamente, na esquina do Super-mercado Yasmin e Hotel Lider, foi inaugurado na administração do ex-prefeito Galdino Alencar, foi demolido em 1977, na administração do ex-prefeito Chibly Abrahim. Em 2008, foi reconstruído na administração do prefeito Mamoud Amed, desta vez, situado no final da Avenida Parque, nas proximidades da barreira policial.

Historiador - Frank Chaves

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA