quarta-feira, 16 de julho de 2014

Senado aprova PEC que prorroga a Zona Franca de Manaus por mais 50 anos

Plenário do Senado Federal
Plenário do Senado Federal

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 16, em dois turnos, a PEC que prorroga os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos. Em um único dia, os senadores votaram o relatório favorável, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e realizaram os dois turnos necessários para a aprovação da matéria. No plenário, as votações ocorreram pelo placar de 58 votos favoráveis no primeiro turno e uma abstenção; e por unanimidade, com 60 votos favoráveis, no segundo turno.“Os deputados federais construíram o acordo da prorrogação, por 50 anos, da Zona Franca de Manaus. Hoje, os senadores cumpriram a parte que lhes cabia. E os incentivos fiscais, que protegem a ZFM, já estão prorrogados por mais 50 anos”, comemorou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que acompanhou toda a votação desde a CCJ até as votações em plenário. “Estou muito feliz. Vencemos as etapas necessárias graças ao esforço de todos e ao consenso no Senado”, disse o prefeito. Ele afirmou, no entanto, que tal como um jogo de vídeo game, encerrada esta etapa, a ZFM passa a um outro nível e que, agora, a batalha será por novos investimentos em infraestrutura, com a modernização de portos e aeroportos e com a construção de estradas.
“Ao encerrar a votação no plenário, com a vitória justa da Zona Franca, estaremos encerrando uma frente de batalha e iniciando outra. Desta vez,  por mais investimentos em infraestrutura – portos, aeroportos, estradas como a BR-319, por exemplo – para escoarmos nossa produção para o mercado nacional e internacional. Precisamos investir em logística, em capacitação de mão-de-obra, em desenvolvimento de tecnologias. Precisamos garantir competitividade aos nossos produtos.  A prorrogação dos incentivos fiscais, por si só, não garante, a longo prazo, a sobrevivência da Zona Franca. Ela precisa se fortalecer, buscar novas vertentes como a biotecnologia, por exemplo”, disse.
Arthur agradeceu aos deputados federais que iniciaram a grande costura de apoios para a aprovação definitiva da prorrogação da Zona Franca; agradeceu aos senadores que, por unanimidade na CCJ e maioria no Senado, garantiram o resultado final. “É uma vitória de todos, sem heroísmos nem salvadores da pátria. Isso é fruto da união e do consenso”, afirmou.
Também acompanharam a votação o governador do Amazonas, José Melo, e todos os integrantes da bancada federal do Estado.  Melo disse que a aprovação da PEC abre caminho para que a Zona Franca se volte à bioindústria. “É o início de uma nova Zona Franca”, assegurou.
Durante a votação na CCJ, o senador Aloysio Nunes, líder do PSDB, lembrou que a batalha que está se encerrando agora teve início com Arthur Virgílio Neto que conseguiu aprovar, em 2008, uma PEC prorrogando os incentivos por mais 10 anos, que  “adormeceu” na Câmara dos Deputados. Em seguida, Arthur apresentou outra Proposta de Emenda à Constituição (PEC 29/2010), prorrogando os incentivos até 2073. A PEC acabou não sendo votada, uma vez que Arthur deixou o Senado em 2010.
“Arthur Virgílio, com a sua eloquência, influência política e ardor na defesa da matéria, foi o grande responsável para que ela virasse absolutamente consensual na bancada do PSDB”, resgatou.

Por Mario Dantas -

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA