sábado, 30 de agosto de 2014

Itacoatiara é o 3° município mais populoso do AM; Japurá é o menor, com 5,6 mil habitantes

De acordo com o UBGE, Itacoatiara se manteve como a terceira cidade mais populosa do Amazonas (Evandro Seixas)
De acordo com o UBGE, Itacoatiara se manteve como a terceira cidade mais populosa do Amazonas (Evandro Seixas)

O município de Parintins é o mais populoso do Amazonas, excluindo a capital, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (27). A diferença entre Manaus e a segunda colocada, portanto, é gritante: a capital tem pouco mais de 2 milhões de habitantes, enquanto Parintins tem meros 110,4 mil.
Esse número, no entanto, é suficiente para colocá-la na lista de cinco cidades mais populosas do Estado, além de Manaus. As outras cidades dessa lista são Itacoatiara, com 95,7 mil habitantes; Manacapuru, com 92,9 mil; Coari, com 82,2 mil; e Tefé, com 62,6 mil.
Esses números estão bem aquém dos nacionais: no País, a cidade mais populosa que não é capital é Guarulhos, em São Paulo, com 1,3 milhão de habitantes, seguida de Campinas (também em São Paulo), com 1,1 milhão, e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, com 1 milhão.

Menos populosos no AM
Já a lista cos cinco municípios menos populosos do Amazonas é encabeçada por Japurá, com meros 5,6 mil habitantes. Itamarati ficou na penultima posição do ranking, com 8,2 mil, seguido de Itapiranga, com 8,8 mil;, Silves, com 9 mil; e Amaturá, com 10,6 mil.
O Brasil ainda conta com cidades bem menos populosas: Serra da Saudade, interior de Minas Gerais, tem apenas 822 habitantes e é a cidade menos populosa do Brasil. Na lista do IBGE, ela é seguida de Borá (SP), que tem 835, e Araguainha (MT), com mil pessoas.
Com 3,8 milhões de habitantes, o Amazonas é o 14º Estado mais populoso da Federação, mas partilha da mesma Região que os três menos populosos: Roraima, que tem 469,9 mil habitantes; Amapá, com 750,9 mil; e Acre, que tem 790,1 mil habitantes.
O topo da tabela dos Estados brasileiros em habitantes continua o mesmo, com São Paulo figurando na ponta, com cerca de 44 milhões de pessoas, seguido de Minas Gerais, com 20,7 milhões, e Rio de Janeiro, com 16 milhões.

Crescimento de Manaus
A pesquisa do IBGE também concluiu que Manaus foi a quarta capital que apresentou o maior crescimento entre 2013 e 2014. O crescimento foi de 1,92%, ficando atrás somente de Palmas (TO), que teve crescimento de 2,91. Brasília cresceu 2,25%, enquanto Macapá cresceu 2,17%.
Manaus ficou na frente de capitais como São Paulo, que cresceu apenas 0,63%, Rio de Janeiro, que teve crescimento de 0,49%, Belo Horizonte, com 0,48%, e Rio de Janeiro, que teve crescimento de 0,37%.

Amazonfest

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA