quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ex-diretor da Petrobrás diz que pagou propina a PT, PMDB e PP



Foto: Andre Dusek/Estadão ConteúdoPaulo Robeto Costa declarou à Justiça Federal queesquema financiou campanhas das três siglas nas eleições de 2010


O ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, revelou à Justiça Federal nesta quarta feira, 8, que pagou propinas a três partidos políticos "grandes" - o PT, o PMDB e o PP - para financiar a campanha eleitoral das siglas em 2010.
Costa disse que foi indicado para o cargo pelo ex-deputado José Janene (PP-PR), em 2004, com a missão de montar um esquema de pagamento de propinas para políticos. Ele afirmou que a propina para os partidos era dividida na base de 1% para um e 2% para outro - sobre valores superfaturados de contratos da Petrobrás com empreiteiras e fornecedores.
O ex-diretor, que fez delação premiada ao Ministério Público Federal, homologada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, declarou na audiência desta tarde que o esquema financiou a campanha eleitoral de 2010.
Ele não pôde dizer, em seu relato, os nomes de políticos que teriam recebido dinheiro de corrupção."Muita gente", ele disse. A competência para investigar ou processar parlamentares é exclusiva do Supremo Tribunal Federal, por isso ele não pode citar os nomes à Justiça Federal.
Costa depôs durante cerca de duas horas no processo da Operação Lava Jato em que é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro desviado das obras da refinaria Abreu e Lima. Costa já deixou a sede da Justiça Federal, em Curitiba, e está retornando ao Rio de Janeiro, onde cumpre prisão em regime domiciliar.

Fonte: Por Ricardo Brandt \ Estadão

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA