quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Assoreamento no Rio Madeira está causando prejuízos a navegação comercial


No início deste mês pelo menos 45 balsas encontraram dificuldades para passar por alguns trechos do Madeira devido ao acumulo de sedimentos devido à falta de dragagem e início da vazante.
Prejuízos
Entre os produtos que tiveram o transporte prejudicado pela falta de manutenção nas hidrovias incluem-se, no trecho Manaus-Porto Velho, combustíveis que atendem a todo o Estado do Acre, Rondônia e parte do Mato Grosso. Já no trecho Porto Velho-Manaus 90% do suprimento alimentício da capital amazonense, incluindo carnes, frango, leite e açúcar. Isso causa vários prejuízos: prejuízos à segurança da navegação, prejuízos econômicos para as empresas de transporte e navegação -porque passam mais tempo navegando para chegar a determinados pontos; em outros pontos só é possível passar durante o dia; sem contar os dias em que embarcações ficam paradas, esperando as águas subirem para passar pelos pontos críticos e, consequentemente, prejuízo para os consumidores finais.
Grades empresas do setor de navegação, de olho neste atraso e no aumento de suas despesas de logísticas, já estão fazendo investimento no município de Humaitá, comprando grandes áreas e preparando seus pátios para embarque e desembarque de cargas, evitando despesas ainda maiores no futuro. A implantação destas empresas no município está gerando uma expectativa muito grande no setor comercial, pois, a geração de emprego e o aumento na renda econômica do município, já inflaciona a valorização de terrenos e pontos comercias em pelo menos 400% nos últimos dois anos.  

Chaguinha de Humaitá

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA