quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Adail Pinheiro e atual prefeito de Coari têm mandatos cassados pelo TSE

 

O prefeito afastado de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), Adail Pinheiro, e o atual prefeito da cidade, Igson Monteiro, tiveram os mandatos cassados na noite desta quarta-feira (17) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em processo que trata da Lei da Ficha Limpa, que tramitava desde 2012.

Por maioria de quatro votos a favor e três contra o prefeito teve seu mandato cassado, anteriormente, o placar era de 4 a 2, então favorável a permanência de Adail no cargo.

Adail e seu vice perderam seus mandatos em decorrência do Recurso Especial Eleitoral, de 14 de outubro de 2012, de autoria do Ministério Público e da coligação “Coari tem Jeito”, derrotada na eleição municipal. Adail e Igson venceram com 43% dos votos válidos em 2012, contra 28,54% dos votos válidos de Raimundo Magalhães e Clemente Josino da Silva.

Os recorrentes pediram a anulação dos votos de Adail em por conta da rejeição por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e também da União (TCU), e por o ex-prefeito ter sido condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) por abuso de poder econômico e político em 2008, enquadrando-o assim na lei da Ficha Limpa.

A prefeitura de Coari terá o segundo colocado, Raimundo Magalhães, da coligação “Coari tem jeito” como novo administrador da cidade. A posse só ocorrerá em 2015 quando a decisão do tribunal for publicada no Diário da Justiça.

O prefeito afastado e seu vice, Igson Monteiro ainda podem recorrer junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).



Por Stenio Urbano Muniz (EM TEMPO Online).

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA