segunda-feira, 16 de março de 2015

Governo promove em Itacoatiara ‘Semana de regularização fundiária’



Vários órgãos estarão em Itacoatiara para regularizar a situação fundiária do município – foto: Arquivo EM TEMPO

O governo do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria Estadual de Produção Rural e Sustentável (Seprors) e Secretaria Estadual de Política Fundiária (SPF), fará, durante uma semana, a realização do Mutirão Integrado de Regularização Ambiental e Fundiária no município de Itacoatiara (a 175 quilômetros de Manaus em linha reta). 

A ação, que terá início nesta terça-feira (17), segue até sexta-feira (20).
O principal objetivo do mutirão é facilitar o acesso ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é obrigatório para todos os proprietários, posseiros e usuários de imóveis rurais no Amazonas e em todo o Brasil, conforme determinado pelo Código Florestal. O CAR é gratuito.
Em todos os dias do Mutirão Integrado, os técnicos de todos os órgãos estarão prestando atendimento na escola municipal Maria Peixoto de Paiva, localizada na rua Henoch Reis, no 1414 – Novo Remanso, Canaã, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Integração
O mutirão é integrado porque ocorre também com a participação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Terra Legal e Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) do município, mais a Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonense (Faea).
Mutirões integrados já foram realizados no ramal da Cooperativa e do Pau Rosa em Manaus, no mês de janeiro, Presidente Figueiredo em fevereiro e Iranduba já neste mês de março, que terá a agenda do mês completada pelo mutirão no muncípio de Itacoatiara.
Os mutirões já realizados possibilitaram a emissão de quase 800 cadastros ambientais rurais. “Estamos satisfeitos com os resultados desta metodologia dos mutirões integrados”, avaliou o presidente do Ipaam, Antônio Ademir Stroski, um dos participantes.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA