domingo, 26 de abril de 2015

Aniversário de Itacoatiara, fecha balanço com boa participação do público nos eventos públicos culturais e desportivos, todavia em outro contexto, aconteceram atos de vandalismo e violência em outros setores da sociedade.













 
Comemoração de aniversário da cidade em debate
A Prefeitura de Itacoatiara promoveu vasta programação cultural e esportiva para comemorar os 141 anos de emancipação política do município, que foi bastante prestigiada pelo público local. Já o Poder Legislativo, por sua vez, fez uma sessão especial para discutir a mudança da data do Aniversário da Cidade, que teve baixa

participação popular. Talvez pela falta de interesse no assunto, ou até mesmo como forma de resistência ao tema em discussão. O fato que o debate se encerrou, e prosseguiu nas redes sociais, com calorosas discussões sobre o tema em questão. E pelo calor do debate, e pela relevância do assunto, certamente ainda vai se prolongar por um bom tempo esta discussão, haja visto que não se pode simplesmente decretar a mudança da data do aniversário de uma cidade de uma hora para outra, sem levar em conta, toda a tradição cultural, com a apresentação de documentação oficial que balize a firmação da ideia, tudo isso precedido de um amplo debate com toda a sociedade local, com a importante participação e parecer da comunidade científica, para depurar todas as nuances sobre a questão.

A final, depois de quase dois séculos, mudar a data de comemoração de aniversário da cidade, não é tarefa fácil, há muita quebra de paradigmas em questão, muita mais que a própria vontade institucional de promover as mudanças necessárias para a melhoria da qualidade de vida do povo itacoatiarense, que não vai ser resolvida, com uma simples troca de nome ou data, e sim com ações concretas no campo do desenvolvimento de políticas públicas eficazes, para promover o desenvolvimento econômico e social da cidade. E isso não se cria por decreto, nem tão pouco com uma audiência pública, é através de projetos com embasamentos técnicos, de médio e longo prazo, que isso vai ter mais chance de alcançar de ter êxito.

Há falta de políticas públicas para promover atração de investimentos industriais para o município, pois esse setor gera bastante emprego, também de igual modo, se faz necessária ações para fomentar o comercio local, em todos os setores, pois só assim se pode fomentar a geração efetiva de emprego e renda, que tanto está sendo escassa no município, O Plano diretor da cidade está desatualizado desde 2006, o código de postura do município está desatualizado desde 1991, de igual forma, outros instrumentos jurídicos que primam pela organização urbana e social da cidade estão desta forma, e ficam relegados a segundo ou a último plano, em contra ponto com a ideia simbólica de mudar a data de aniversário da cidade. Por esses motivos, vemos que temos pouco a comemorar, se os velhos problemas, como fornecimento regular de luz elétrica, serviços bancários, a manutenção da estrada AM-010, a melhoria dos serviços de segurança pública, os péssimos serviços de telefonia celular e internet continuam latentes. Sem ser muito pessimista, é lógico que ao longo desses 141 anos de emancipação política, houveram vários avanços significativos, porém, como já disse, velhos problemas continuam sem solução, e que uma vez resolvidos, vão de fato e de direito repercutir diretamente no dia a dia das pessoas.


Bandidos promovem assalto na casa de Deus e cometem assassinato cruel no abrigo dos agricultores, derramando sangue no mesmo dia da festa de aniversário do município.
 
O assalto da Catedral
Nem mesmo a casa do Senhor foi dispensada da ação incólume dos facínoras do crime de Itacoatiara, pois entre a véspera e o aniversário da cidade, meliantes entraram no salão paroquial da Catedral da cidade, e subtraíram vários ventiladores de parede da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, bem como, outros pertences da referida instituição religiosa. Vale ressaltar, que segundo informações de populares, que essa não é a primeira vez que ocorre furto nesta igreja e nas demais da Prelazia de Itacoatiara. Essa situação não pode se tornar rotineira no município, algo tem que ser feito para colocar um basta nisso.

 





O assassinato no abrigo de agricultores

A bandidagem está cada vez mais crescente e violenta na cidade, tanto que causou uma vítima fatal em pleno aniversário da cidade. Isto prova como vai a qualidade da segurança pública no município. Onde idosos são assaltados com frequência e até levados a óbito, como foi o caso de Dona Rosalva, que foi provavelmente assaltada, e brutalmente assassinada. Pois na manhã deste dia 25 de abril, a líder comunitária rural foi encontrada morta, no prédio da antiga Mesa de Rendas do Município, que já a um bom tempo serve de abrigo para o produtor rural de Itacoatiara.
 
 

A Senhora Rosalva Moreira da Silva de 69 anos, e era residente na Ilha do Soriano e estava instalada momentaneamente no abrigo público, onde foi cruelmente assassinada. Na manhã deste sábado, onde a vítima foi encontrada morta com um facão no pescoço. Isso é um absurdo, a nossa cidade que era tão pacata e ordeira, por obra do crescente número de violência e roubos causados por marginais do município, bem como, pela ineficácia da segurança pública e da justiça local, brindaram o natalício da cidade com esses lamentáveis episódios.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA