sábado, 28 de maio de 2016

Presidente da Câmara de Itacoatiara Dário Nunes, participa de audiência pública na ALEAM





O presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara, Dário Nunes (PTN), participou nesta quarta-feira (25) a convite do Deputado Estadual Sinésio Campos (PT), de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, com o objetivo de debater e tomar providências sobre a implantação de políticas públicas de desenvolvimento da cadeia produtiva de jacarés no interior do estado do Amazonas.

O presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara-AM, Dário Nunes (PTN), apoiou integralmente a iniciativa, que além de trazer sua staff, viabilizou toda estrutura logística necessária, para trazer os representantes de comunidades do interior e vereadores de Itacoatiara para participarem do evento.
Na tribuna da Assembleia Legislativo do Estado do Amazonas, Dário Nunes (PTN), enfatizou a importância do manejo dos Jacarés no município de Itacoatiara (AM), gerando empregos diretos e indiretos para a população da Velha Serpa. “O debate, visa mostrar que o jacaré é um recuso natural, renovável, permitindo a geração de renda aos habitantes de Itacoatiara (AM). Uma vez que a carne e a pele da espécie são muito requisitadas em diversos lugares do Brasil e do exterior”.
Na audiência pública, estiveram presentes 28 presidentes de comunidades do interior, 7 vereadores do Município de Itacoatiara, 3 deputados, representantes do Governo do Estado do Amazonas, IBAMA, IPAAM, SEPROR entre outros.

Após o evento, o vereador Dário Nunes destacou a louvável atuação do Deputado Sinésio Campos, que coordenou os trabalhos da audiência e por ter idealizado a criação de um Grupo de Trabalho, para tratar da questão do Manejo do Jacaré no Amazonas, tendo em vista que o assunto já vem sendo discutido a 13 anos, mas até agora não foi encontrada nenhuma solução. Chamou atenção também, para o fato de que é necessária a mudança na legislação vigente, que só autoriza o abate e manejo de jacaré em áreas de unidade de conservação. Sendo extremamente necessário flexibilizar a legislação, para expandir a área de manejo para todo Estado, em especial, nas áreas onde apresenta grande população da espécie, que está pondo em risco premente, avida dos ribeirinhos e exterminando consideravelmente a produção do pescado.

O Grupo de Trabalho será composto pela Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Itacoatiara, Governo do Estado do Amazonas, IPAAM e demais órgãos afins, que fecharam acordo, para se reunirem no dia 7 de junho na ALEAM, para apresentarem soluções urgentes e definitivas, para a questão da do manejo do Jacaré no Amazonas, pois o volumoso crescimento populacional da espécie está ameaçando a vida das pessoas e causando muitos prejuízos as comunidades ribeirinhas.



fonte: Blog do Pávulo - http://blogdopavulo.blogspot.com.br/2016/05/presidente-da-camara-de-itacoatiara.html

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA