quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Conheça o perfil de secretários da administração do prefeito de São Paulo João Doria


Resultado de imagem para joão doria
foto: Jornal Estadão

O prefeito eleito João Doria (PSDB) tem apresentado aos poucos os secretários de sua futura gestão na cidade de São Paulo. Leia o perfil de alguns deles.

SAÚDE

Experiente gestor em instituições públicas e privadas, o médico Wilson Modesto Pollara, 67, terá a missão de organizar o confuso sistema de saúde do município de São Paulo a partir de janeiro.
Anunciado nesta quarta (27) como o novo secretário da pasta, Pollara é graduado pela Faculdade de Medicina da USP em 1973, e pós-graduado em cirurgia geral.
Marcus Leoni/Folhapress
O médico Wilson Modesto Pollara, indicado por João Doria (PSDB) para a secretaria de saúde de São Paulo
O médico Wilson Modesto Pollara, indicado por João Doria (PSDB) para a secretaria de saúde de SP

Desde 1988, exerce cargos ligados à administração hospitalar, convênios e área da saúde em geral. Foi coordenador-geral de cirurgia no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (2008 a 2011) e diretor-executivo do Instituto Central do Hospital das Clínicas (2011 a 2013).
Atualmente, ocupa o posto de secretário-adjunto de Saúde do Estado de São Paulo. É braço direito do secretário, David Uip.
Uip aposta que a proximidade, associada ao fato de que é amigo pessoal do prefeito eleito João Doria (PSDB), vai facilitar a integração das redes municipal e estadual na cidade, hoje um dos principais entraves do sistema.
O paciente fica perdido em um labirinto de unidades de saúde municipais e estaduais, administradas por várias organizações sociais (OSs) que, muitas vezes, não conversam entre si.
Além da integração, Pollara terá também a missão de atrair investimentos da iniciativa privada para a saúde. Para isso, o município deverá fazer uma parceria com a Investe São Paulo, agência de fomento do Estado.

GOVERNO

Ex-deputado federal e ex-secretário de Geraldo Alckmin, Júlio Semeghini (PSDB-SP) foi reabilitado à cúpula da política paulista pelo trabalho na vitoriosa campanha de João Doria.
Ele despontou como homem forte no mandato anterior de Alckmin, assumindo pastas estratégicas como a de Planejamento, mas sofreu sucessivos desgastes que levaram à sua saída do governo.
Bruno Poletti/Folhapress
Julio Semeghini, indicado para a secretaria municipal de governo de João Doria (PSDB)
Julio Semeghini, indicado para a secretaria municipal de governo de João Doria (PSDB)

Alckmin deu ao aliado uma saída honrosa. O tirou do Palácio dos Bandeirantes dando, em troca, a missão de coordenar o escritório do governo em Brasília.
A relação entre o ex-secretário e o governador azedou após a Folha revelar, em 2014, que a evolução patrimonial de um ex-diretor da Prodesp (Companhia de processamento de dados do Estado) muito ligado a Semeghini era investigada pela Corregedoria do Estado.
O então aliado de Semeghini alegava que havia enriquecido por meio de um prêmio de loteria. Detalhe: a casa lotérica que teria gerado o bilhete premiado era dele.
Semeghini era sócio desse ex-diretor da Prodesp em alguns empreendimentos. Alckmin esperou a poeira levantada pelo episódio baixar e depois, mudou o então secretário de função.
Alçado este ano à coordenação-geral da campanha de Doria, Semeghini reascendeu politicamente. Ele se aproximou de Doria e se tornou um dos homens de sua confiança. Volta agora, pelas mãos do tucano recém-eleito, ao primeiro time da política do PSDB em São Paulo, como secretário de governo.
Função estratégica não só para Doria, mas também para Alckmin, que aposta no sucesso de seu afilhado político na Prefeitura de São Paulo para se cacifar como candidato a presidente da República em 2018.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA

Depois de dez anos sendo comandada por pessoas sem deficiência, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida vai voltar a ser gerida por um representante do grupo social. O advogado Cid Torquato, 53, que é cadeirante e tetraplégico, será o secretário no governo de João Doria.
Ciete Silverio/Folhapress
Cid Torquato, futuro secretario municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, na gestão João Doria (PSDB)
Cid Torquato, futuro secretario municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Formado pela USP e ex-executivo de grandes empresas, Torquato é atualmente secretario adjunto da pasta estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem grande ligação com temas voltados à tecnologia para a inclusão e tem bom trânsito entre os envolvidos diretamente em sua nova função.
Ele é autor do livro "Empreendedorismo sem Fronteiras - Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência", tem um programa de rádio na "CBN", é casado com Fabienne Muzy e pai de Nina, 11, e Nicolau, 23.
Para Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado da Pessoa com Deficiência, a expectativa sobre o trabalho do advogado é de "enfrentar a urgência quanto a garantia de acessos das pessoas com deficiência aos bens, produtos e serviços na capital. Oportunidade de um trabalho articulado e sinérgico, do Estado e da prefeitura."
Torquato ficou tetraplégico -com restrição de movimentos do pescoço para baixo- em 2007, após um mergulho em águas rasas durante uma viagem à Croácia.
"É uma honra participar dessa gestão que está gerando tanta expectativa na população. Tenho certeza que conseguiremos acelerar as políticas públicas em prol da pessoa com deficiência", declarou o futuro secretário.

PREFEITURAS REGIONAIS

Deputado federal, Bruno Covas (PSDB) acumulará os cargos de vice-prefeito e de Prefeituras Regionais.
Joel Silva-1°dez.2011/Folhapress
O futuro vice-prefeito de SP, Bruno Covas (PSDB), indicado para a secretaria de Prefeituras Regionais
O futuro vice-prefeito de SP, Bruno Covas (PSDB), indicado para a secretaria de Prefeituras Regionais

Neto de Mario Covas, teve sua escolha influenciada pela tentativa de Doria de dar legitimidade ao seu nome dentro do partido.
Além de deputado federal, Covas já chefiou a pasta de Meio Ambiente na gestão Geraldo Alckmin (PSDB).
Agora, comandará uma secretaria de grande visibilidade na gestão. Ele será o responsável por viabilizar uma das apostas de Doria, o programa de zeladoria "Cidade Linda", além de ter poder sobre 32 prefeitos regionais.
Covas é uma aposta do PSDB para voos mais altos nos próximos anos.

FAZENDA

João Doria foi buscar um nome do mercado para ocupar a secretaria de finanças, em momento de crise econômica e orçamento apertado.
O economista Caio Megale, no Itaú Unibanco desde 2011, será o responsável pela secretaria da Fazenda (hoje, de Finanças) e uma peça importante para que Doria coloque em prática o discurso de gestor.
Megale tem experiência de décadas no mercado financeiro, com passagem pelas empresas Lloyds Asset Management, Maxima Asset Management e Gávea Investimentos. Entre 2005 e 2010, foi sócio e economista chefe da Mauá Investimentos.
Formado pela USP e com mestrado na PUC-Rio, também atuou na área acadêmica, como professor de economia na PUC-Rio e IBMEC São Paulo.
Em entrevistas recentes, ele se mostrou confiante com sinais de melhora da economia. Para ele, Michel Temer (PMDB) herdou uma situação melhor do que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no começo de seu segundo mandato.
O economista é um entusiasta da PEC 241, que propõe um teto para os gastos públicos. Em coluna recente no jornal "Valor Econômico", ele afirmou que a proposta "exigirá uma avaliação mais criteriosa, com discussão de prioridades, incentivando a gestão mais eficiente dos recursos públicos".

TRANSPORTES

Ex-presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô durante as gestões de Serra e Alckmin, o advogado Sérgio Henrique Passos Avelleda será o secretário municipal de Transportes da gestão de João Doria (PSDB).
Eduardo Knapp - 23.ago.2013/Folhapress

O futuro vice-prefeito de SP, Bruno Covas (PSDB), indicado para a secretaria de Prefeituras Regionais
O futuro secretário municipal de Transportes, Sérgio Avelleda, ex-presidente do Metrô e da CPTM

Além da experiência profissional com transporte público sobre trilhos, Avelleda é também um defensor do uso da bicicleta e da mobilidade ativa nos deslocamentos pela cidade –o que indica que a política de expansão das ciclofaixas de Fernando Haddad (PT) deve ser mantida.
Avelleda foi um dos responsáveis pela implementação da intermodalidade entre bicicletas e o sistema de trens e metrô paulista, com a permissão de que ciclistas transportassem seus equipamentos nos vagões em determinados horários.
Seu principal desafio, no entanto, não será relacionado nem aos trilhos nem às bicicletas: sua pasta será responsável por conduzir a licitação do sistema municipal de ônibus, um contrato com prazo de 20 anos e valor estimado em R$ 160 bilhões.
O advogado enfrentou problemas com contratações públicas tanto à frente do Metrô quanto da CPTM, com editais de licitação sendo objeto de ações movidas pelo Ministério Público. No caso da CPTM, a Justiça já o absolveu da acusação de improbidade.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

Com passagem pela gestão Haddad, o empresário Wilson Poit, 58, será o responsável pela articulação das privatizações de espaços e serviços municipais no governo Doria, uma das principais promessas do tucano.
Fundou em 1999 a Poit Energia, empresa de locação de geradores e transformadores, e a vendeu em 2011 para a líder mundial do setor, a britânica Agrekko, por mais de R$ 400 milhões.

Folhapress
Wilson Poit, futuro secretário municipal responsável pela privatização de serviços e locais públicos
Wilson Poit, futuro secretário municipal responsável pela privatização de serviços e locais públicos

Sob Haddad, foi secretário de Turismo e presidente da SPTuris e da SP Negócios -em que tinha que incentivar concessões públicas e parcerias público-privadas do município.
Poit deixou a prefeitura em 2015. Agora, terá como desafio tornar atrativas as concessões de parques, cemitérios e até do serviço funerário.

DESENVOLVIMENTO URBANO

Arquiteta, urbanista e funcionária pública de carreira, Heloísa Proença será a nova secretária municipal de Desenvolvimento Urbano –pasta que faz o desenho urbanístico da cidade.
Ela foi indicada para Doria por entidades de classe ligadas ao mercado imobiliário, como o Secovi (de compra e venda de imóveis), o Sindicato da Construção Civil e a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
REVITALIZACAO DO CENTRO. SAO PAULO - JUNHO, 21: O prefeito Jose Serra apresenta em 21 JUNHO 2005, as 10h30, durante entrevista coletiva, os projetos da reforma que sera realizada nas Pracas da Se, da Republica e Fernando Prestes. As obras fazem parte do plano de revitalizacao da regiao central da cidade. O ato no Edificio Matarazzo, 6 andar e teve a participacao do secretario municipal dos Servicos e sub-prefeito nda Se, Andrea Matarazzo, e da presidente da Emurb, Heloisa Proenca. (Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem - 0614 - SP05940-2005,Snapfoto02;14, Cotidiano)
Heloísa Proença, que será a futura secretária municipal de Desenvolvimento Urbano

Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, tem 37 anos de experiência na gestão pública. Iniciou o primeiro trabalho na área em 1979, enquanto era estudante, convidada pelo seu professor Cândido Malta Campos Filho, secretário de Planejamento do prefeito Olavo Setúbal (1975-1979).
Ao assumir o cargo, diz que sua prioridade será executar o Plano Diretor, que determina as diretrizes urbanísticas da cidade, e a Lei de Zoneamento, que define o que pode ser construído e o tipo de atividade em cada rua. Afirma ainda que dará atenção especial à recuperação do centro e das marginais e à transformação do Ceagesp.
Secretária na gestão de Celso Pitta (1997-2000), hoje ela é consultora dos setores público e privado. "Eu dei a volta no espectro ideológico todo. A coisa pública é muito atraente, toda vez que sou chamada estou voltando [para a Prefeitura]."


fonte: Folha de São Paulo / Estadão

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA