domingo, 20 de novembro de 2016

O Dia da Consciência Negra, é sobre tudo, um dia de reflexão! Conheça expressões racistas usadas no cotidiano

Zumbi dos Palmares é celebrado no Dia da Consciência Negra / Foto: reprodução
Zumbi dos Palmares é celebrado no Dia da Consciência NegraFoto: reprodução

Neste domingo (20), celebra-se o Dia da Consciência Negra. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, escravo que liderou o Quilombo dos Palmares e representa a luta dos negros contra a escravidão que sofriam no Brasil até 1888.
Para relembrar a importância deste dia, o canal de TV History listou, em seu Twitter, expressões comuns no dia a dia brasileiro, mas que tem origem racista.

Conheça algumas dessas expressões abaixo:

1. “A dar com pau”
Segundo o canal History, surgiu nos navios negreiros. Seria uma forma violenta de forçar os escravos a se alimentarem.

2. “Meia tigela”
Para os escravos improdutivos, seria uma forma de punição. Eles recebiam apenas metade da comida.

3. “Cor de pele”
Refere-se a um tom meio rosado, meio bege, mas não representa todas as cores de peles existentes no mundo.

4. “Inveja branca”
Expressão associa a cor branca a algo positivo e o preto a comportamentos negativos.

5. “Cor do pecado”
Costuma ser elogio a quem tem pele negra ou bronzeada, porém se associa ao imaginário da mulher negra sensualizada.

6. “Samba do crioulo doido”
Muito usado, significa confusão ou trapalhada. Na dúvida, fique só no samba mesmo. 

7. “Mulato”
Refere-se ao filhote do cavalo com a jumenta ou do branco com o negro. O canal History aconselha a ser excluído do vocabulário.

8. “Moreno(a)”
Muita gente costuma usar o termo na tentativa de amenizar o “incômodo” de chaar alguém de negro.

9. “Cabelo ruim”
A expressão causa baixa autoestima entre as mulheres negras sem o "desejado" cabelo liso.

10. Outras expressões com "negro"
“Mercado negro”, “magia negra”, “lista negra” e “ovelha negra” associam o negro à negatividade.



Agora conheça algumas frases significativas sobre a consciência negra:

  • Eu tenho um sonho, que os negros e os brancos andassem em irmandade e sentassem-se na mesma mesa em paz. (Martin Luther King)

  • Se o muro que me impede de avançar é o racismo, vou derrubar com minha consciência negra. (Eli Odara Theodoro)

  • Talvez o racismo aconteça, não só pela cor da pele, mas pela nossa cultura que vem crivada na selva de pedra.(Andre tavares)

  • Meu pai era um rapaz branco, minha mãe era uma mulher negra e eu fiquei no meio. Como você sabe, eu não sou nada. Eu só tenho Deus. (Bob Marley)

  • A luta não acabou. Temos que difundir a ideia da consciência negra na sociedade para que tenhamos um estado tolerante onde prevaleça a igualdade racial, sem preconceitos.(Mércio Franklin)

  • Consciência negra? Porque precisamos de um feriado para entender que todos merecem respeito? Viva o dia da consciência humana!(Danilo Silva)

  • Homenagem ao dia da consciência negra: combatermos os estereótipos redobrando a qualidade da vida! (Jorge Sunny)

  • Eu trocaria o dia da consciência negra pelo dia da consciência social.(Cleiton Robson)

  • Nunca estarei satisfeito até que a segregação racial desapareça da América.(Martin Luther King)

  • A cor da pele não define a alma de um ser humano. (Wando Gomes)

  • O que nos faz diferentes uns dos outros não é nossa cor de pele, mas sim o nosso modo de pensar.(Frederic Roosemberg)

  • Por que existe preconceito em relação à cor da pele, se nossas sombras são da mesma cor! (Arthur Sousa Pinheiro)

  • As lutas dos negros contra a escravidão (movimentos de resistência) devem ser lembradas como fatos de muito orgulho pelo povo brasileiro. (Beatriz Suzana L. Leopoldo)
  • A discriminação dos negros está presente em cada momento das suas vidas para lembrá-los que a inferioridade é uma mentira que só aceita como verdadeira a sociedade que os domina. (Martin Luther King)

  • Nada é mais tacanho do que o chauvinismo ou o ódio racial. Para mim todos os seres humanos são iguais; há idiotas em toda parte e tenho o mesmo desprezo por todos. Nada de preconceitos mesquinhos! (Karl Kraus)

  • O Brasil é a mais avançada democracia racial do mundo. (Gilberto Freyre)

  • O preconceito racial é uma “doença” que deve ser eliminada da sociedade brasileira. (João Carlos Soares)

  • Preconceitos, intolerância racial e social, profunda estupidez. Ao final somos e seremos apenas ossos. (Alber Germânio)


fonte:
http://noticias.ne10.uol.com.br/brasil/noticia/2016/11/20/no-dia-da-consciencia-negra-conheca-expressoes-racistas-usadas-no-cotidiano-648628.php

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA