sábado, 22 de julho de 2017

Eletrobras inicia interligação de Itacoatiara ao Sistema Interligado Nacional


Investimento para construção de linha de transmissão e subestação será de R$ 132 milhões, segundo a concessionária.

A ação faz parte do Planejamento de Interligação do Estado do Amazonas ao SIN, através do linhão de Tucuruí (Foto: Divulgação/Eletrobras)

A Eletrobras Distribuição Amazonas publicou nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial da União (DOU), o aviso de licitação para construção e implantação da linha de transmissão e de subestação que interligará Itacoatiara ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O investimento para construção será de R$ 132 milhões, segundo a concessionária.

A previsão para o início das obras é para o segundo semestre de 2017. A subestação em Itacoatiara terá a capacidade inicial de 80 MVA, com 10 circuitos alimentadores e 112 km de Linhas de Alta Tensão em 138 kV para interligar ao linhão.

Segundo a Eletrobras, interligação ao Linhão de Tucuruí eleva o fornecimento a novos patamares de disponibilidade energética e qualidade, capazes de promover o desenvolvimento econômico e o crescimento da indústria e comércio. Para a execução das obras são previstos 450 novos empregos diretos e 1.350 indiretos.

A ação faz parte do Planejamento de Interligação do Estado do Amazonas ao SIN, através do linhão de Tucuruí, propiciando além do atendimento do município, a flexibilização operacional do sistema elétrico.

Outros municípios serão interligados

Os municípios de Rio Preto da Eva, Itapiranga, Silves, São Sebastião do Uatumã e Urucará também serão interligados ao SIN, assim como Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nova Olinda do Norte, Borba e Urucurituba, que serão ligados por meio de uma linha de transmissão de 138 kV a subestação de Parintins, na qual estará interligada a outras subestações das localidades de Juruti e Oriximiná, unificando também a outra margem do Rio Amazonas ao SIN.

Outras duas linhas de transmissão estão nos projetos da Distribuidora. Uma que ligará Humaitá ao município de Porto Velho, e a interligação de Boca do Acre a Rio Branco.

Para esses lotes, a previsão de início de obras é para o segundo semestre de 2019 e término no primeiro semestre de 2021.



Por G1 AM

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA