domingo, 30 de julho de 2017

Prefeito Antonio Peixoto de Oliveira, recepciona e faz entrega simbólica da chave da cidade ao novo bispo de Itacoatiara Dom Ionilton Lisboa de Oliveira.



Prefeito Peixoto entrega a chave da cidade a Dom Ionilton

Na manhã festiva deste domingo (30/07), o prefeito de Itacoatiara, foi ao portal de entrada da cidade, juntamente com centenas de fieis da igreja católica, para dar boas vindas e receber o novo bispo de Itacoatiara Dom Ionilton Lisboa de Oliveira. Ao desembarcar do ônibus, dom Ionilton cumprimentou as autoridades presentes e recebeu das mãos do prefeito Antonio Peixoto, a chave simbólica da cidade, como prova de amizade, cortesia e principalmente de boas-vindas ao novo pastor da Prelazia de Itacoatiara. Juntamente com a chave entregue simbolicamente, foi ofertado ao novo bispo, um quadro com a reprodução da chave da cidade, registrando a oferta da honraria pelo prefeito da cidade de Itacoatiara Antonio Peixoto de Oliveira.


A chave foi encomendada pela Prefeitura de Itacoatiara, para esta cerimônia de boas vindas e posse do novo bispo da Prelazia de Itacoatiara e para as demais cerimônias dessa natureza que venham a acontecer no futuro, como na visita de outras autoridades eclesiais, chefes de estado e demais personalidades de grande importância para o município, de reconhecido e notório relevo no campo religioso, social, cultural, político, em todas as esferas de poder, até mesmo de personalidades de renome internacional.

Chave da Cidade de Itacoatiara, esculpida por Neto Gonçalves
A chave simbólica da cidade de Itacoatiara, foi esculpida em madeira de lei da região, da espécie louro gamela, entre os dias 28 a 30 de julho, pelo artista entalhador itacoatiarense Neto Gonçalves. A obra de arte foi esculpida em baixo e alto relevo, possui 60cm de comprimento e traz na ponta do dente da chave, as inicias do nome da cidade de Itacoatiara (ITA), entalhado em baixo relevo, fazendo menção ao seu município de origem.

A entrega da chave da cidade é a maior condecoração que alguém pode receber no município. É um prêmio que é dado a um cidadão, nascido ou não na cidade, em reconhecimento por trabalhos relevantes prestados ou a prestar em prol da cidade.

A cerimônia de entrega da chave da cidade, é um ato simbólico do município, que transmite uma linguagem cênica significativamente forte para “dizer” ao visitante, além de bem-vindo, que ele é “dono da casa”. É integrante das recepções a visitantes ilustres (autoridades ou celebridades) e acontece no aeroporto, no portal de entrada de uma cidade (na hora da chegada), ou em um salão, gabinete ou jardim. O local será de acordo à logística pertinente a cada cerimônia de visita.

Entrega do quadro com a homenagem do prefeito
A chave pode ser confeccionada em ouro, prata, bronze, acrílico, madeira entalhada à mão etc. A escolha do material será de acordo com o local, a autoridade que vai receber a as condições financeiras do momento.

A entrega das chaves é mais comum do que possam imaginar. Acontece em muitos países e cada um faz a cerimônia com mais ou menos pompa. Os prefeitos entregam chave da cidade a Presidentes, Chefes de Estado, a outro prefeito, artistas, pessoas ilustres ou que tenham se destacado por um feito notável.

Há governos e instituições, que chegam a criar decretos e documentos desta natureza, instituindo a comenda a referido homenageado, acompanhado de livro de assinatura, onde se coleta a assinatura do contemplado, para registros históricos.

Portanto a cerimônia pode acontecer só com a entrega da chave ou ter também um termo para assinar. Este termo é o registro de que houve a entrega da chave a determinada autoridade ou celebridade. É aberto um livro de registro para esse fim. Há chaves que vem acompanhada de placas, certificados ou quadros alusivos ao ato, cujo acessório fica de lembrança para a autoridade contemplada. E dependendo da ocasião, é feito todo um roteiro cerimonial para a entrega da chave da cidade ao homenageado.



fonte: historiador Frank Chaves e cncp.org.br/UserFiles/File/CerimoniadeEntregadaChavedaCidade-Eliane.pdf

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA