quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Refletindo sobre o 7 de setembro! Descubra fatos e atos que os tradicionais livros de história não costumam mostrar.




A independência do Brasil do Império Português, declarada em 7 de setembro de 1822, é um dos acontecimentos mais marcantes da história do País. Confira alguns fatos interessantes sobre o marco histórico.

Grito da Independência – A independência não ocorreu no mesmo dia em todo o País: apesar de o grito de independência ter sido em 7 de setembro de 1822, a totalidade do território brasileiro não ficou independente de Portugal de imediato. Diversas batalhas aconteceram em outros estados nos meses seguintes para expulsar tropas portuguesas.

Imagem relacionada

Grão-Pará No Pará e na província do Amazonas, a independência é comemorada no dia 15 de agosto: na então província do Grão-Pará e Maranhão, muito ligada a Portugal e sem muitas relações com o centro-sul do País, a independência foi reconhecida apenas em 15 de agosto de 1823, quase um ano após o grito. Os paraenses foram, portanto, os últimos a aderirem e, ainda hoje, comemoram o feriado em agosto.

Hino da Independência – A melodia do Hino da Independência do Brasil foi criada por Dom Pedro I. “Brava gente brasileira/longe vá temor servil/ou ficar a pátria livre/ou morrer pelo Brasil”, frases célebres do hino, foram escritas por Evaristo da Veiga em agosto de 1922, e o próprio Dom Pedro I musicou a obra. O imperador dedicava-se à música e sabia tocar diversos instrumentos.

Independência ou morte – O quadro de Pedro Américo somente foi pintado em 1888. Além de ter ficado pronto 66 anos após a independência, o artista modificou alguns detalhes. Historiadores indicam que a tropa não andava a cavalo, mas em burros, por exemplo.

A Capital – José Bonifácio, considerado o “Patriarca da Independência”, sugeriu a fundação de uma cidade central no interior do Brasil. À época da independência, a capital do País era o Rio de Janeiro (RJ). José Bonifácio de Andrada e Silva, ministro de Estado e consultor de Dom Pedro I, já sugeria que a capital brasileira fosse transferida para o interior, para reforçar a segurança, muito antes da fundação de Brasília. Com informações do Portal Brasil.



A verdade sobre a Independência do Brasil

Uma matéria especial para vocês sobre a Independência do Brasil!! Vocês sabiam que a nossa independência ela não é tão glamorosa como contam nossos livros de história?

(Quadro de Pedro Américo "Independência ou morte")

1- Dom Pedro I não proclamou a Independência do Brasil montado em um magnífico cavalo alazão.


Na verdade Dom Pedro montava uma mula, fora que, ele estava vestido como um tropeiro, não com um uniforme militar, e os dragões da Independência ainda não existiam. A guarda de honra, aquela que forma o semicírculo ao redor de Dom Pedro era formada por fazendeiros, cavaleiros e pessoas comuns das cidades do Vale do Paraíba, por onde o príncipe passara alguns dias antes a caminho de São Paulo. O quadro, de Pedro Américo na verdade, retrata a ideologia conservadora do fato, uma vez que foi feito a pedidos de políticos do partido conservador no auge da crise da monarquia do país.

2- Dom Pedro não estava em um de seus melhores dias no dia do “grito da independência”

O coronel Marcondes, futuro Barão de Pindamonhangaba, registrou em suas memórias que D. Pedro estava com dor de barriga devido a algum alimento estragado que havia comido no litoral paulista ou bebeu água contaminada das bicas que abasteciam as tropas. O fato é que, neste momento histórico, Dom Pedro estava com disenteria. durante a subida, ele parou na casa de Maria do Couto que lhe ofereceu um chá de goiabeira para aliviar a dor e acabar com a diarreia, era um remédio ancestral usado no Brasil contra diarreia..


3 - O quadro de Pedro Américo é suspeito de ser um plágio

Dizem que o famoso quadro de Pedro Américo é muito parecido com o de Napoleão em Friedland, de autoria do pintor francês Jean Louis Messonier e exposta atualmente no Metropolitan Museum de Nova York. Os dois quadros são quase idênticos, mas o de Messonier é mais antigo que o de Pedro Américo.

(Quadro de Messonier, "Freidland")

4- O Hino da Independência não foi composto em 7 de setembro de 1822


D. Pedro I era de fato um músico talentoso, capaz de fazer composições de qualidade, ainda assim, seria impossível que ele no intervalo de apenas cinco horas, entre o Grito do Ipiranga e as celebrações noturnas em São Paulo, tivesse composto e ensaiado um hino de estrutura bastante complexa como o da Independência. O hino já estava pronto e Dom Pedro já teria partido do Rio de Janeiro com a música que seria executada àquela noite.

5- O Brasil não deixou de ser colônia de Portugal no dia 7 de setembro de 1822

Naquela época, uma viagem de navio entre o Rio de Janeiro e Lisboa demorava cerca de dois meses, o que significa que as notícias a respeito do 7 de setembro de 1822 só chegaram a Portugal em novembro de 1822. A reação foi imediata. Os portugueses se mobilizaram para enviar mais tropas ao Brasil e tentar dominar pela força os adeptos da Independência. A guerra só foi terminar em novembro de 1823.


6- A Independência do Brasil não foi um processo pacífico

Como dito na curiosidade anterior (a quinta), os portugueses enviaram o quanto antes tropa para o brasil para tentar dominar a todos que fossem adeptos a independência, Segundo cálculos dos historiadores, morreram cerca de cinco mil pessoas nos confrontos entre portugueses e brasileiros, o que desmente também um outro mito que a Independência brasileira teria sido um processo pacífico, resultado de uma negociação entre pai e filho, ou seja, D. João VI e D. Pedro. Isso não é verdade. Muita gente pegou em armas e morreu defendendo a autonomia do Brasil, especialmente na Bahia e nos outros estados do nordeste.
O Brasil teve que pagar pela Independência e apesar de a guerra ter acabado em novembro de 1823, Portugal só reconheceu a Independência do Brasil em 1825, e isso depois de pagar uma indenização de dois milhões de libras. Com parte desse valor, Portugal cobriria alguns dos gastos para impedir que o Brasil se tornasse uma nação independente. Depois de ganhar a guerra caberia aos brasileiros ressarcir os prejuízos dos adversários derrotados,


E aí, o que você achou da versão mais próxima da verdade da história?



fontes: 
http://www.cenariomt.com.br/2017/09/02/independencia-do-brasil-tem-fatos-pouco-conhecidos/
diariodequaseadulta.blogspot.com.br/2016/09/a-verdade-sobre-independencia-do-brasil.html
https://www.youtube.com/watch?v=RKyiSqiFkFM

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA