quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Carnaval de Itacoatiara 2018 apresenta resultados

Palco do Centro de Eventos: Foto - Frank Chaves

Em 2018, a festa momesca de Itacoatiara agitou praticamente toda a cidade, a começar pelos blocos independentes que iniciaram sua apresentação dia 03 de fevereiro na rua Rui Barbosa, apresentando a Banda do Dibão, que fez o esquenta do carnaval. No evento apresentaram-se os bonecos gigantes Dibão e a Tia Suzana, que abriu o carnaval logo cedo, chegando pela estrada Am-010.



A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Foliões da Banda Lucidez e Amazonight - Foto: Gleison Brana 
No período de 09 a 13, os demais blocos independentes se apresentaram na Avenida, próximo à praça da Catedral e os demais, pelos bairros da cidade, onde tradicionalmente costumam-se reunir. Dia 03 teve o baile da AABB, dia 12 teve o tradicional Baile Vermelho e Preto no Náutico Clube e 13 o Baile Matinê da garotada no Botafogo Clube. E de 11 a 12 de fevereiro, teve a apresentação do CARNAITA, que aconteceu no Centro de Eventos Juracema Holanda. Esse ano, por conta de uma série de problemas surgidos na legalização da Liga Itacoatiarense de Blocos e Escolas de Samba, o que como consequência ocasionou no atraso do repasse para os grupos, as escolas de samba, resolveram se apresentar como categoria de bloco e concorreram de igual forma, com os demais blocos tradicionais, ficando assim classificados:


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, multidão e atividades ao ar livre
Bloco da Maizena - Foto Ney Xavier



A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e shorts
Musa, Rainha e candidata do Bloco do Abiu
1º Lugar - Bloco Boêmios de Itacoatiara, 2º Bloco da Tia Suzana e 3º Bloco Lucidez. Vale ressaltar o notável crescimento dos blocos de rua, especialmente os Blocos Independentes, que demonstraram mais organização e notável articulação de atração público para os seus eventos. Tanto é que o último bloco a se apresentar fechando o carnaval, o Bloco da Maizena, lotou o Centro de Eventos. Partiu seu arrastão da Praça da Catedral, por quase 3 quilômetros a pé, com um número recorde de foliões animados, jogando pó branco pelo seu longo percurso, até chegar ao Centro de Eventos, onde deu prosseguimento a sua programação, apresentando um show musical excelente. Inovando com uma arrojada tirolesa, que atravessava o centro de eventos com os foliões pendurados nas alturas, dando um grau de sofisticação a festa.

Corpo de Bombeiros de Itacoatiara em operação na Avenida Parque
O Poder Público teve presença marcante no evento, apoiando as atividades culturais através da Prefeitura e Secretaria de Cultura e Turismo. O Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas e da Secretaria de Segurança Pública, através do 2º BPM, que juntamente com a segurança provada promovida pelos organizadores dos eventos, deram uma notável tranquilidade no carnaval. A Secretaria de Saúde distribui preservativos e fez campanha de combate as DST´s, o Corpo de Bombeiros estava lá vigilante e acompanhando o andamento do evento, o Conselho Tutelar e o IMTT, que trabalharam praticamente 10 dias, conscientizando e organizando o trânsito da cidade, juntamente com as demais secretarias e órgãos público, que prestaram um relevante serviço a comunidade.

Equipe do IMTT fazendo campanha de segurança no trânsito - Dá pra brincar o Carnaval sem brincar com a vida!

Fazia tempo que não se via o Centro de Eventos tão lotado em um carnaval, e mais de 20.000 pessoas dançando e brincando com tanta alegria, tanto na pista, quanto nas arquibancadas o carnaval de Itacoatiara. Por esse feito, parabenizamos todos organizadores de blocos, organizadores e diretores de clubes, que fizeram renascer das cinzas o carnaval alegre e festivo, como a muitos anos não se via em Itacoatiara.

Boneca Tia Suzana e Boneco Dibão
O Carnaval 2018, gerou muito dividendos para o município, incrementou o turismo e o comércio, gerou renda, trouxe entretenimento e alegria para a cidade. Teve festa até de baixo dágua, pois nas noites das apresentações dos blocos independentes choveu quase todas as noites, mas mesmo assim, o povo não arredou o pé! E não podemos encerrar essa nota, sem mencionar a presença dos bonecos gigantes Jimy
Cliff que animou o bloco das virgens e carnaval da AABB, do boneco do Dibão, que animou a Banda do mesmo nome e a tradicional boneca Tia Suzana, que esse ano veio com tudo, conquistando o segundo lugar no carnaval deste ano. Não é só em Recife, na Bahia e em Manaus que esses bonecos que originalmente tiveram o nome de entrudo, que desde sua origem portuguesa até os dias de hoje, tem presença marcante no carnaval itacoatiarense!

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA