sexta-feira, 25 de maio de 2018

IFAM Campus Itacoatiara é instalado em prédio definitivo no município


Ontem (21), o Instituto Federal de Educação do Amazonas Campus Itacoatiara (IFAM CITA) entrou em sua segunda semana de atividade em seu prédio definitivo. Desde o início da semana passada, quando todas as aulas dos cursos ofertados pelo referido instituto passaram a ocorrer na sede permanente do IFAM CITA, todo o expediente do campus também foi transferido para este local.
O IFAM, após quatro anos, funcionando em locais diferentes em Itacoatiara, agora está concentrado em seu endereço oficial, no quilômetro 08 da rodovia AM-010, aguardando somente o cerimonial de inauguração que acontecerá em data a ser divulgada nos próximos dias.
Para dar oficialidade ao funcionamento do novo prédio, o reitor Antonio Venâncio Castelo Branco, junto com a diretora geral do campus Leonor Ferreira Neta Toro, realizou, na última quinta-feira (17), o ato de instalação do IFAM CITA, onde estiveram presentes, além dos servidores e alunos, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) Jaime Cavalcante, a diretora do campus Avançado Manacapuru Ana Maria Alves, o prefeito de Itacoatiara Antonio Peixoto, autoridades municipais e a imprensa local.
Em sua fala, o magnífico reitor fez referência à parceria realizada com a prefeitura, quando da doação do terreno para a construção do IFAM no município à época da primeira gestão do atual prefeito. Salientou, ainda, que a presença do IFAM em Itacoatiara é vitoriosa pelo empenho de seus profissionais, exemplificando com o prêmio de 1º. lugar nacional, conquistado pelo campus Itacoatiara em 2017, na Olimpíada Brasileira de Agropecuária, mesmo com as limitações de infraestrutura naquele momento.
A diretora do IFAM CITA parabenizou, em seu discurso, os seus servidores e alunos pela dedicação dispensada ao desenvolvimento da educação no município. Ela agradeceu também o apoio dado prontamente pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de educação, referente ao transporte escolar de todos os alunos, o qual contribuiu para que não atrasasse mais a vinda para o novo campus.
O prefeito Antonio Peixoto ressaltou que o IFAM CITA será um dos grandes colaboradores na formação de profissionais para atuação no município, tendo em vista as demandas, tanto das comunidades agropecuaristas, quanto do próprio mercado de trabalho urbano local, já que, conforme ele explanou, há novos postos de trabalho a serem abertos a partir da efetivação de políticas públicas na área portuária e energética da cidade.
O IFAM está em Itacoatiara desde 2014, tendo iniciado suas atividades, sob a direção do professor Allen Bitencourt, em poucas salas da Escola Municipal Jamel Amed. Posteriormente, mudou-se para a antiga Escola de Fluviários, da Fundação André Maggi, com anexo na Escola Estadual Senador João Bosco. Por último, dividiu espaço com a Escola Estadual Deputado João Valério e a Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Por Salomão Amazonas Barros

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA